quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Lançamento do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" e do livro "Marítimos" na UCCLA








Terá lugar no dia 26 de setembro, às 15h30, na UCCLA, o lançamento em Portugal do CD "Canto Terceiro da Sereia: O Encanto" (ed. 2020) e do livro "Marítimos" (ed. 2020), uma edição especial comemorativa do 45.º aniversário da República de Angola e do 66.º aniversário da Fundação do Clube Marítimo Africano - evento organizado pelos autores Filipe Zau, Filipe Mukenga, editora Perfil Criativo, Embaixada de Angola em Portugal e UCCLA.


Haverá três convidados especiais:

- Alberto Oliveira Pinto (escritor e historiador);

- Luís Moreira (encenador e realizador);

- Telmo Lopes (produtor musical).


De acordo a garantir as condições de segurança sanitária definidas pela DGS (Direção Geral da Saúde), a ocupação do auditório está limitada a 50 pessoas e o uso de máscara é obrigatório. Para reservar o seu lugar envie um email para info@autores.club 



Sinopses:


CD “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO”


O “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO” faz parte de uma trilogia musical, iniciada nos anos 90, inspirada na “Kianda”, figura mitologia dos pescadores da Ilha de Luanda.

Uma ópera jazz, de Filipe Zau e Filipe Mukenga, com quatro actos/ciclos que têm como pano de fundo as memórias de um tripulante em navios da antiga marinha mercante e de um seu irmão, condutor de uma máquina a vapor na antiga linha férrea do Amboim. A razão do reencontro entre os dois irmãos, após um afastamento forçado, deveu-se ao facto de o café produzido no interior da província do Kwanza Sul ser, na década de 50, transportado pelo corredor Gabela/Porto Amboim, para, depois de armazenado nos grandes armazéns do litoral, ser exportado para o mundo em navios cargueiros atracados ao largo, por falta de um porto acostável.

Esta ópera está dividida em quatro ciclos:

• CICLO DA TERRA (O reencontro)

• CICLO DO FOGO (À hora da partida)

• CICLO DA ÁGUA (Do mar e da kianda)

• CICLO DO AR (Tempo de recordação)


Gravado, entre 2014 e 2019, em estúdios em Luanda, Paris, Amesterdão, Lisboa, Faro e Los Angeles. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).

CD disponível nas lojas FNAC e na plataforma www.AUTORES.club



Livro “MARÍTIMOS”


Depois do encanto do canto da sereia, anunciado por Luís Vaz de Camões, e revelado pela música dos angolanos Zau e Mukenga, este CD chega ao mercado português acompanhado de um livro especial “MARÍTIMOS” (Ed. 2020), de Filipe Zau. Uma peça artística com a história dos africanos em Portugal. E em especial os marinheiros africanos e a sua participação na ruptura com o Império no século XX.

Esta edição dedicada ao 45.º aniversário da República de Angola e no 66.º aniversário do Clube Marítimo Africano começa com uma extensa selecção das fichas dos sócios Clube Marítimo Africano, descobertas no Arquivo Tchiweka* de Documentação, onde é possível descobrir, entre outros, duas das grandes referências históricas do nacionalismo africano: Amílcar Cabral e Agostinho Neto.

Esta primeira parte é acompanhada das letras da música da lítero-musical “CANTO TERCEIRO DA SEREIA, O ENCANTO”.

O primeiro capítulo “Escravos e aristocratas negros em Portugal” é ilustrado com peças surpreendentes do projecto de fotografia no campo da arte “Revelar a memória a partir do esquecimento”, de JRicardo.

O segundo capítulo é dedicado às “Associações de africanos em Portugal”, e o terceiro capítulo à “Acção clandestina e prisões políticas”. A terminar, uma reflexão de André Corsino Tolentino.


*Nome de guerra de Lúcio Lara.


Este livro para colecionadores está disponível na plataforma www.AUTORES.club. Uma edição Alende (Angola) e Perfil Criativo (Portugal).


Com os melhores cumprimentos,

     

Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr |UCCLA no Linkedin |





Sem comentários:

Enviar um comentário