domingo, 20 de setembro de 2020

CEMGFA QUER MILITARES ENGAJADOS PELA PAZ




O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) volta a defender, esta sexta-feira, a estabilização do país como uma das principais tarefas das Forças Armadas Guineenses.

O general Biaguê Na Ntam falava no ato do enceramento de curso de capacitação no domínio da topografia, planificação e táctica geral do nato, destinado aos 52 comandantes de batalhões do país.

“Forças Armadas da Guiné-Bissau escolheram o caminho perfeito para encaminhar junto com os seus pares da sub-regional e não só, por isso, hoje, o objectivo fundamental das Forças Armadas, quero que escolhamos a estabilização do país, porque para conseguimos êxito e a paz e a tranquilidade tem que permanecer na Guiné-Bissau”

Biaguê anunciou, por outro lado, que há algumas bolsas disponíveis para Marrocos e Rússia, e pede, o ministro da Defesa Nacional no sentido de influenciar na materialização destas bolsas

“Temos bolsas para Marrocos (54), para Rússia (80), e ministro queremos que fala com os seus colegas para que não perdemos essa oportunidade”, enfatiza.

Sobre a retirada das Forças da Interposição da Comunidade Económica do Estados da África Ocidental (ECOMIB), Nan N`tan afirma que as forças armadas guineenses vão assegurar o país. Anunciando, por outro lado, que as prioridades das Forças Armadas é a estabilização do país, a criação das escolas de formação para os militares e a reabilitação das casernas do país pelos próprios militares.

“A ECOMIB já esta à abandonar o país, a Guiné-Bissau é nosso, não é da CEDEAO nem da ECOMIB, portanto, nós [militares guineenses] é que devemos assegurar o país. O ministro [da Defesa] desta vez escolheu como lema: a estabilização do país, criação de escolas em Cumeré e São Vicente e reabilitação das nossas infra-estruturas a traves da engenharia militar” 

O general Biagué Na N'tan foi reconduzido ao cargo de chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, no mês passado pelo presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário