domingo, 20 de setembro de 2020

Vítimas de calamidade na Região de Biombo Ministra da Mulher entrega géneros alimentícios e materiais de construção

No âmbito do programa de assistência social aos carenciados, a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social procedeu, no dia 17 de setembro, à entrega de donativos em géneros alimentícios, artigos de higiene e materiais de construção às populações da Região de Biombo.

Na ocasião, Maria da Conceição Évora frisou que deu o pontapé de saída naquela região que muito recentemente foi assolada por inundações que causaram vítimas mortais e provocaram a destruição de muitas habitações, o que fez com que o Governo criasse um fundo de solidariedade que o Ministério da Mulher administra neste momento. Esta ação será extensiva ao Leste do país, mais concretamente ao setor de Boé, pois há cerca de três semanas verificou-se uma subida do nível das águas do mar, o que provocou a destruição de mais de 70 casas.

Os governantes estão neste momento muito preocupados com a forma de socorrer as vítimas das calamidades que perderam todos os seus haveres. Por este motivo trouxemos zinco para distribuir aos que necessitam de reconstruir as suas casas, assim como géneros de primeira necessidade e produtos de desinfeção por causa da pandemia da covid-19.

Questionada sobre a quantidade exata de casas destruídas , disse que existe um Serviço de Proteção Civil que mantém o Governo informado quanto ao nível de destruição verificado quando ocorre uma calamidade.

Por seu turno, o secretário regional de Biombo, Manuel Na Quidama, elogiou o Governo e a deputada do Círculo Eleitoral n.º 9 por esta doação, que diz ter vindo em boa altura para os setores de Safim, Prábis e Quinhamel, onde existem muitas casas destruídas pelas fortes chuvas.

Este responsável declarou que o presente donativo será distribuído aos destinatários, encorajando a deputada no sentido de influenciar mais parceiros a concederem mais donativos para colmatar esta situação.

Para a deputada do Círculo 9, Salomé dos Santos agradeceu o gesto solidário do Governo e afirmou que esta ajuda é muito bem-vinda na medida em que vai diminuir o sofrimento da população da Região de Biombo, garantindo ainda que todos esses apoios serão encaminhados para as pessoas afetadas pelas inundações.
É difícil precisar a quantidade real de casas destruídas, porque todos os dias aumenta o número.

Em representação da autoridade tradicional, Biam Cá agradeceu aos governantes por este gesto nunca visto na sua região.

Adelina Pereira de Barros

Conosaba/nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário