sexta-feira, 25 de setembro de 2020

24 de Setembro: SISSOCO PROMOVIDO A GENERAL DO EXÉRCITO E EX-PRESIDENTES DISTINGUIDOS COM MEDALHA AMÍLCAR CABRAL

 

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, foi promovido com a patente do General de Exército, na cerimónia da comemoração da festa de 24 de setembro. Segundo a explicação do ministro da defesa nacional, a promoção do chefe de Estado guineense, deve-se ao papel desempenhado ao longo da sua carreira. 

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, o General mais antigo presente na cerimónia, foi quem atribuiu a patente ao Chefe de Estado da Guiné-Bissau.   

Embaló, que passou agora de Brigadeiro-general para o General do Exército na reserva, foi igualmente distinguido na cerimónia com a medalha Amílcar Cabral, juntamente com o antigo Presidente José Mário Vaz. Também os falecidos Presidentes, João Bernardo Vieira, Malam Bacai Sanhá e Koumba Yalá, foram condecorados, a título póstumo. As medalhas foram recebidas pelas respetivas esposas. 

A cerimónia serviu também para condecorar com a medalha Madina de Boé, os presidentes de transição falecidos, Henrique Pereira Rosa e Manuel Serifo Nhamadjo e o presidente interino Raimundo Pereira. 

ESTÁDIO NACIONAL COLORIDO DE ANIMAÇÃO CULTURAL E APLAUSOS DAS POPULAÇÕES

Muito cedo, no período de manhã, o Estádio Nacional 24 de Setembro foi colorido de muita animação cultural, intercalada com atuações de músicos nacionais da velha e nova geração, o grupo cultural balet da Guarda Nacional, os Escuteiros do agrupamento “os desbravadores”, Netos de Bandim e o grupo cultural Estrela Negra de Bissau. O ambiente era de total acalmia, sem grandes transtornos à comissão organizadora da festa da independência da Guiné-Bissau. 

O comportamento da população foi caraterizado por alto grau de civismo e sinais de responsabilidade e de maturidade, o que para muitos são sinais que demostram e revelam, ao mesmo tempo, que o povo guineense faz quando quer. As medidas restritivas adotadas, na sequência da crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus, foram observadas a rigor, nomeadamente: o uso obrigatório de máscaras, lavagem e desinfeção das mãos com álcool gel. 

Para além das presenças dos Presidentes da Nigéria, do Senegal, da Mauritânia, de Burkina Faso, do primeiro-ministro do Togo e de chefes da diplomacia de Portugal, da Gâmbia, da Libéria e da Costa do Marfim, bem como do representante do Presidente do Gana, o evento foi seguido em direto na Televisão Pública da Guiné-Bissau (TGB), com a ajuda de técnicos da Rádio Televisão do Senegal (RTS), nas rádios da capital, no interior do país e nas redes sociais. 

Também tomaram parte na cerimónia os representantes dos órgãos da soberania, nomeadamente: o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian e Assembleia Nacional Popular (ANP) representada pela segunda vice-presidente, Adja Satu Camará Pinto, membros do governo de Nabian e deputados da nação.  

O ato central da comemoração de 24 de setembro, festa da independência nacional, foi dividido em quatro partes, nomeadamente: a condecoração com medalha de mérito “Amílcar Lopes Cabral” aos antigos Presidentes da República, a maioria a título póstumo, e a de medalha da ordem nacional “Colinas de Boé” aos presidentes das transições e o interino.  

A segunda parte da cerimónia foi dedicada ao discurso à nação do chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló. A parada militar (desfile) dos três ramos das forças armadas da Guiné-Bissau, preencheu o ponto três e a inauguração de duas Avenidas na capital Bissau, uma batizada com o nome de Muhammadu Buhari, Presidente da República Federativa da Nigéria e a outra com o nome do chefe de Estado da vizinha República do Senegal, Macky Sall, figura na quarta parte. 

Ao todo desfilaram treze grupos militares, com destaque aos Búfalos, ao Exército, à Força Aérea, à Marinha da Guerra Nacional, aos Bombeiros Humanitários, à Guarda Nacional e à banda musical da base aérea.

Outra novidade, registada antes do início da cerimónia, tem a ver com a entoação do Hino Nacional “Esta é a Nossa Pátria Amada”, pelo grupo coral nacional criado em 2017. Só quando eram doze horas e vinte e seis minutos é que os chefes de Estado convidados chegaram acompanhados pelo Presidente Úmaro Sissoco Embaló ao estádio nacional 24 de setembro. Deu-se, de imediato, o início à cerimónia militar com Úmaro Sissoco Embaló a descer as escadarias das bancadas para cumprimentar os três ramos das forças armadas do país. Posto isso, dirigiu-se à banda musical da base aérea para entoação do Hino Nacional. 

As atividades comemorativas fecharam com o desfile militar e a inauguração das duas Avenidas.

“RENOMINAÇÃO DA AVENIDA MEU NOME VAI SER O SÍMBOLO DE AMIZADE ENTRE A GUINÉ-BISSAU E SENEGAL”

O Presidente da República do Senegal, Macky Sall, disse que a denominação de uma avenida com o seu nome vai ser símbolo de amizade entre a Guiné-Bissau e o Senegal. O Chefe de Estado senegalês falava, numa breve declaração aos jornalistas, após a inauguração da Avenida Presidente Macky Sall, que liga a famosa Chapa de Bissau (subida de Cabana) à “Feira de Caracol”.

“Estou muito honrado e satisfeito pela amizade, a honra e a iniciativa do meu irmão Presidente Embaló, em batizar uma avenida com o meu nome. Esta avenida vai ser símbolo de uma grande amizade entre a Guiné-Bissau e o Senegal”, referiu.

Por: Filomeno Sambú/Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário