quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

VAZADOURO DE ANTULA UM PERIGO PARA SAÚDE PÚBLICA


Moradores de arredores Bairro de Antula, junto ao vazadouro de lixo, queixam-se do perigo que o fumo e o cheiro do vazadouro causam nas suas vidas. Caso as incinerações continuarem, os populares ameaçam marchar e bloquear as estradas da zona

Numa reportagem da Rádio Sol Mansi (RSM), esta terça-feira (22), os populares explicam que já mantiveram encontros com o secretário e com o chefe de gabinete do presidente da Camara Municipal de Bissau (CMB) que “quase nos intimidaram com alegações que não estamos legal”.

“Estamos preocupados com o lixo porque temos muitas crianças, grávidas e mulheres que deram a luz recentemente. Já estamos a espera da resposta da câmara a mais de 6 meses. Se não vão conseguir tirar o lixo então que não deitem mais lixo. Nosso próximo mecanismo é marchar até a Câmara Municipal e se não nos respondem vamos bloquear a estrada”, ameaça.

Os moradores acusam ainda outros citadinos da zona que não querem a retirada do lixo.

“Tivemos um encontro com o departamento do saneamento da CMB que nos pediu para esperar mas até agora não nos contactou”, disse um morador.

“Tenho um filho doente há 6 meses com gripe e tosse que vamos levar ao três de Agosto para mais análises. Já estamos cansados e então vamos bloquear as estradas”, denuncia.

A RSM constatou que a maior parte do fumo que se verifica no lixo deriva do fogo da inceneração efectuada por indivíduos da nacionalidade estrangeira que procuram os arames dos pneus usados. Queimam os pneus para retirar os arames.

Enquanto isso, a situação continua num ambiente onde milhares de famílias dos bairros da zona vivem diariamente debaixo do fumo e das moscas. O fumo afecta mais de um quilómetro do bairro.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes- radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário