terça-feira, 22 de janeiro de 2019

GUINÉ-BISSAU: CNE GARANTE CONDIÇÕES PARA ELEIÇÕES A 10 MARÇO


O presidente da Comissão Nacional de Eleições, Pedro Sambú anunciou hoje a publicação dos cadernos eleitorais provisórios para o dia 24 de Janeiro e definitivo para 8 de Fevereiro. Sambú acredita na realização do pleito na data marcada, 10 de março.

"Da parte da CNE, as condições estão a ser reunidas", disse José Pedro Sambú, realçando ter informado José Mário Vaz que "tudo decorre dentro do previsto no cronograma eleitoral".

À saída de uma reunião com Presidente da República, José Mário, José Pedro Sambú disse que a CNE apenas aguarda pela entrega da lista definitiva dos partidos políticos concorrentes pelo Supremo Tribunal de Justiça para proceder ao sorteio para posicionamento nos boletins de voto.

Sobre a audiência, Sambú afirma que José Mário Vaz apenas queria saber sobre o andamento do processo eleitoral em curso no país e afirma que a CNE irá respeitar as datas previstas para que o escrutínio tenha lugar no dia marcado, 10 de março.

Com os cadernos eleitorais emitidos e com as candidaturas a deputados publicadas pelo Supremo Tribunal, o presidente da CNE não vê nada que possa impossibilitar a realização de eleições na data prevista.

Mesmo admitindo "pequenos atrasos", Sambu revelou que o processo eleitoral "decorre de forma normal" e que a votação "vai mesmo ter lugar" a 10 de março.

No passado dia 10 de janeiro, a ONU entregou às autoridades eleitorais guineenses um conjunto de materiais para votação, nomeadamente urnas e cabines do voto.

Apenas falta chegar a Bissau o chamado material eleitoral sensível, nomeadamente os boletins de voto, que deve ser fornecido por Portugal.

Conosaba/Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário