sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

BRIGADISTAS EXIGEM PAGAMENTO DE SALÁRIO

Os brigadistas do recenseamento eleitoral realizaram, esta quinta-feira (24), protestos em frente a sede do Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e de seguida no ministério das finanças para exigirem o pagamento da última parte do contrato assinado

Em protesto em frente ao ministério da economia e finanças, onde se encontrava o chefe do governo, Aristides Gomes, reunido com os parceiros internacionais do P5, com Comissão Nacional de Eleições, com o GTAPE e o com o gestor dos fundos internacionais para as eleições guineenses, e ainda com o coordenador adjunto do PNUD, Gabriel D´Alva, os brigadistas “o PNUD vai saber da Adenda da mentira; o contrato da mentira o PNUD vai saber”.

Em declaração aos jornalistas, a porta-voz da comissão negocial dos agentes da mesa de recenseamento, Naíma Djenabo Balde, diz que o governo, os parceiros internacional e as entidades envolvidas no processo estão reunidos para o início do atendimento de reclamações para a correcção de dados nos cartões de eleitor sem, no entanto, serem pagos os salários.

Segundo o que a Radio Sol Mansi (RSM) apurou junto do GTAPE há défice do dinheiro, porque alguns doadores ainda não depositaram o montante prometidos para o apoiar ao processo eleitoral.

O protesto dos brigadistas acontece numa altura em que Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral anunciou o início ao atendimento de reclamações para a correcção de dados nos cartões de eleitor no país e na diáspora, segundo o comunicado do ministério da Administração Territorial.

"As reclamações vão ser atendidas durante 15 dias, ou seja, até 07 de Fevereiro, e visam a correcção de dados pessoais e a recolha de impressões digitais em falta", lê-se no mesmo comunicado.

Segundo o Ministério da Administração Territorial, na quarta-feira iniciou-se a impressão das listas provisórias na presença dos partidos políticos, forças de segurança e do auditor da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Os dados provisórios do recenseamento eleitoral, que terminou em Dezembro, apontam para o registo de 733 mil 081 eleitores em todo o território nacional e diáspora.

Entretanto, para facilitar os preparativos para as eleições de 10 de Março, o Primeiro-Ministro entregou, ontem (24), à CBE,, a chave de 6 viaturas dupla cabines e 5 motorizadas - doados pelo Governo da Nigéria.

Também, ontem (24), a Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse que é urgente a reformulação das legislações eleitorais por forma a adequá-los aos padrões e princípios internacionais.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá
Imagem: Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário