"Em nome das vítimas do ódio racial, cuja lista tão grande, nos devia envergonhar, enquanto comunidade; em nome daqueles e daquelas que já não se encontram entre nós por terem sido mortas por aquilo que são - por serem negras ou ciganas - , e em nome das milhares de pessoas racializados negras e ciganas que, quotidianamente são violentadas pelo racismo que se alberga em quase todos os nichos da nossa sociedade, quero prestar uma profunda homenagem a todas e todos que manifestaram a sua solidariedade e um singelo reconhecimento pela generosidade militante".
Na verdade, os ataques que me são dirigidos são efectivamente um ataque e uma ameaça à memória e à vida das vítimas de ontem e de hoje .
E nós sabemos que não há lugar, nem para o medo nem para a desistência. A determinação com que, ao longo destes dias e ainda hoje, na manifestação, fomos construindo a corrente de amor e de luta, é a nossa muralha de aço para intransigentemente enfrentar o ódio. Por todas e todos nós, para as vítimas da violência racial, continuaremos em luta para derrotar o racismo.
Obrigado a todxs nós.
Mamadu Ba
Sem comentários:
Enviar um comentário