quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

“HISTÓRIA DA GUINÉ-BISSAU DEVE SER RESTABELECIDA” – DIZ DIRECTOR DO MUSEU

Presidente do centro histórico da luta de libertação nacional disse que a história da Guiné-Bissau deve ser rescrita e museus devem ser construídos porque a história da Guiné-Bissau está a ser mudada

No acto da celebração do dia dos combatentes para a liberdade da pátria, Eduíno Sanca, Presidente do centro histórico da luta de libertação nacional, disse que medidas devem ser tomadas para que a história seja restabelecida.

“Praticamente o centro não existe e é o reflexo do nosso passado porque temos tendência de esquecer a nossa memória. Queremos que a história da nossa luta seja escrita e contada porque muitos países estão a mudar a nossa história e hoje em dia até as crianças perguntas da razão pela luta nacional”.

Entretanto, os combatentes pedem o respeito pela história da Guiné-Bissau e denunciam as situações complicadas durantes estas décadas.

Os combatentes pedem a implementação do guichet único e o pagamento das pensões segundo o recenseamento feito em 2009.

“Pensão que recebemos ainda é miserável. Pedimos viaturas para os combatentes e não queremos ser reconhecidas só nestas situações. A história deve ser contada mas as pessoas precisam reconhecer e respeitar a história. Demos unir porque fomos muito mal trados mas algo está por vir e haverá consequências”, alertam os combatentes.

A Guiné-Bissau lembra, hoje (23), o início da luta armada contra o colonialismo, que começou a 23 de janeiro de 1963, dedicado aos "Combatentes da Liberdade da Pátria", que lutaram pela libertação da Guiné-Bissau e Cabo-Verde.

A directora Geral do ministério dos combatentes da liberdade da pátria, Henriqueta Vieira, o ministério não consegue dignificar a vida dos cidadãos tendo em conta as dificuldades enfrentadas.

“Sentimos muito mal quando os combatentes chegam ao ministério numa situação deplorável”, lamenta.

Igualmente o secretário-Geral do Ministério, Bernardo Pinto reconhece que dificuldades são enfrentadas mas os combatentes devem ter esperanças porque o governo já deu passos importantes no aumento de pensão.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário