quinta-feira, 5 de março de 2026

MNECIC lança novo mecanismo de coordenação diplomática com embaixadores


(ANG) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades(MNECIC) realizou , quarta-feira, a primeira reunião mensal por videoconferência com todos os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da República da Guiné‑Bissau.

A informação consta no comunicado desta instituição, à que a ANG teve acesso, segundo o qual a sessão foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Bernardo Vieira.

De acordo o comunicado, o encontro marcou o início de um novo mecanismo de coordenação estratégica entre os Serviços Centrais e o Serviço Externo da diplomacia guineense, reforçando a coerência da ação diplomática do Estado.

Durante a reunião foram abordados temas centrais, incluindo:

a situação política na Guiné‑Bissau; o posicionamento do país no seio da União Africana(UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Nações Unidas e outros fóruns multilaterais.

“No encontro online os embaixadores receberam orientações para a atuação dos Chefes de Missão no quadro da política externa nacional e igualmente foi abordada a situação dos cidadãos e Embaixadas da Guiné-Bissau no Reino da Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e outros países próximos”, lê-se na missiva..

O encontro, refere o comunicado, inaugura um ciclo regular de diálogo e alinhamento diplomático, que visa garantir maior fluidez na circulação de informações, maior eficácia na execução da política externa e uma representação mais coesa da Guiné‑Bissau no mundo.

ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário