Segundo a Dra. Mariza Nicolai, o pedido do encontro tem como objetivo apresentar oficialmente ao Ministro a organização que dirige, bem como discutir possíveis linhas de parceria entre o Ministério do Ambiente e a Academia.
Por parte do Ministério, o responsável destacou a intenção de colaborar em questões relacionadas aos microplásticos, um flagelo global que necessita de combate urgente e ações conjuntas.
Durante o encontro, foi ainda anunciado o lançamento oficial da Academia Guineense das Ciências, cujo primeiro encontro acontecerá amanhã no auditório do Hospital Militar. A Academia surge com o propósito de articular esforços com institutos e instituições já existentes no país, reconhecendo que começar do zero é um processo mais difícil e demorado.
O principal objetivo da AGC é conectar e valorizar essas instituições, promovendo resultados transversais e sustentáveis. A Academia pretende ainda abrir espaço para a conceção de relatórios, coleta de dados e outras atividades científicas que contribuam para o desenvolvimento do país.
Um dos grandes desafios enfrentados pela Academia tem sido a dificuldade em encontrar dados e resultados científicos que estejam diretamente associados à realidade nacional.
Em relação à futura parceria, o Ministro afirmou que a proposta é bem-vinda, acrescentando que, recentemente, esteve com uma equipa técnica do Ministério na Suíça/ Geneve para assistir uma reunião sobre plásticos.






Sem comentários:
Enviar um comentário