No seu discurso de abertura a responsável pela área da Cooperação Internacional reafirmou o compromisso da Guiné-Bissau em assegurar a plataforma continuo de transformação concreta, fortalecendo instituições, promovendo capital humano, aprofundando a igualdade de género, valorizando a juventude e protegendo património ambiental.
Para isso, defende rigor e transparência do fundo especial da CPLP com base em critérios claros e acompanhamento sistemático.
O Secretário Executivo, Zacarias da Costa, fez um balanço positivo do seu mandato que termina precisamente na mesma altura da realização da 50ª reunião dos Pontos Focais de Cooperação. Afirma que agora é necessário projetar melhorias nas próximas.
De acordo com o Sectário Executivo, estas foram importantes para reforçar a imagem e a projeção da CPLP, os laços de cooperação intercomunitário, que provaram projeções e ações com impactos nas sociedades.
A vocação da CPLP, de acordo com Zacarias da Costa, não se limita a execução de projetos, mas sim, um instrumento de afirmação política e de valorização de parcerias externas.
Bissau, 14/07/2025






Sem comentários:
Enviar um comentário