A antropóloga guineense, Peti Gomes, conquistou o primeiro lugar no concurso público de acesso ao cargo de professora catedrática de Antropologia da África na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Este feito tornou-na na primeira estudante da casa a tornar-se professora. Nos últimos anos, a guineense tem-se destacado no mundo académico e antes de se tornar professora catedrática foi professora substituta.
“É tão bonito ver meu nome no Diário Oficial da União! Agora, oficialmente, sou professora concursada do magistério superior na UNILAB, no Instituto de Humanidades, onde tudo começou. Em janeiro de 2014 cheguei como estudante de graduação em Humanidades e hoje celebro essa conquista com imensa gratidão”, escreveu a antropóloga nas suas redes sociais.
BIOGRAFIA
Peti Mama Gome nasceu em Petabe, setor de canchungo, norte da Guiné-Bissau. Depois de ter concluído o ensino primário, seguiu para o ensino médio em Canchungo, não havia esse nível de ensino na aldeia.
Fez o curso técnico em jornalismo para TV (Pkis Utchak) e trabalhou por um período como apresentadora e repórter. Anos depois, mudou-se para Bissau a fim de cursar Biologia que não concluiu por conseguir uma bolsa na UNILAB, em 2014. É doutorada em antropologia após graduação em Humanidades.
Após a graduação, ingressou no primeiro mestrado no Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) – PPGA-UFC/UNILAB. Posteriormente, doutorada em Antropologia na Universidade Federal do Pará (UFPA-PPGA).
Prestou concurso para professora substituta na área de Antropologia da África na Unilab, em maio de 2022 e foi aprovada em primeiro lugar. Atuou na instituição por dois anos, conciliando as atividades de docência com a conclusão do doutorado. Prestou um novo concurso para professora efetiva na área de Ciências Humanas no mesmo Instituto de Humanidades, na área da sua graduação, BHU.
Por: Epifania Mendonça
Conosaba-odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário