sábado, 19 de agosto de 2017

«SAÚDE PÚBLICA» MINISTRO DENUNCIA DESCOBERTA DE 400 PROCESSOS DE JUNTA MÉDICA FALSOS



Bissau, 18 Ago 17 (ANG) - O Ministro da Saúde Publica revelou esta sexta-feira que foram descobertas mais de 400 documentos de junta médica falsos, autorizados por médicos sem competência para o efeito.

Carlitos Barrai falava em conferência de imprensa promovida conjuntamente com os seus colegas do Ambiente e da Agricultura, e moderado pelo próprio Primeiro-ministro na qual cada governante procedeu ao balanço das actividades levadas a cabo no respectivo pelouro.

«A situação de falsificação de processos de junta médica é grave, uma vez que os médicos juraram salvar vidas e não promover acções de corrupção, mesmo à custa das próprias vidas que juraram salvar», criticou aquele governante.

Sublinhou que apesar dos procedimentos rigorosos para a obtenção de junta médica na Guiné-Bissau, através de avaliação criteriosa por uma comissão medica para cada caso, de modo a certificar a veracidade da enfermidade, os médicos supostos médicos infractores conseguiram iludi-los.

«Para verificar se uma junta é falsa ou não olhamos para a imagem da pessoa a quem se pretende atribuir e através disso conseguimos descobrir muitas falsificações emitidas por médicos corruptos a troco de determinadas compensacões financeiras”, disse Carlitos Barai que avançou que desta forma, os mesmos estariam a promover a emigração ilegal junto aos países de acolhimento.

Acrescentou que medidas correctivas serão tomadas para por cobro a situação.
Por outro lado, aquele responsável sublinhou que actualmente a oferta de quadros formados na área de saúde é muito maior em relação as necessidade do pais, pelo que o seu ministério irá dar-se ao luxo de começar a seleccionar os agentes para oferta de emprego, a partir de um concurso público.

“Não basta simplesmente ser o formado na área para ser imediatamente empregado. Vamos começar a escolher os mais aptos entre os formados”, afirmou. 
A concluir, referiu a falta de verbas para equipar e por a funcionar o centro de hemodiálise, mas no entanto, afirmou que diligências estão sendo feitas no sentido de superar esta dificuldade o mais cedo possível. 

Conosaba/ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário