Bandeira da Uniao Europeia |
Bissau, 30 Out 15 (ANG) – A delegação da União Europeia (U E), na Guiné-Bissau, em parceria com o Governo da Região de Gabu e a Organização Portuguesa de Referência na Área da Cooperação Internacional e a Educação (a FEC), procederam recentemente em Gabu ao lançamento do projecto denominado “Firkidja di Skola”, que visa a Descentralização de Gestão de Dados de Educação.
De acordo com um comunicado da União Europeia à que a ANG teve acesso o projecto em causa tem a duração de 36 meses, com um orçamento de cerca de 560 mil euros e vai contribuir para as reformas das políticas educativas, a descentralização e o empoderamento das autoridades locais.
O projecto que será financiado em 90 por cento pela U E, e cofinanciado pelo Governo Regional de Gabu, irá igualmente contribuir para monitorizar as metas educacionais acordadas a nível internacional, através da implementação de um modelo piloto de Sistema de Informação e Gestão de Educação reforçando as capacidades de gestão a nível nacional, refere a nota.
Na missiva a União Europeia perspectiva no final deste primeiro programa a criação de condições para aplicar o modelo do projecto nas restantes regiões do país.
“O projecto tem como público-alvo 261 directores de escolas, 5 técnicos de introdução de gestão de dados, 8 inspectores e 1 estatístico, e vai beneficiar um total de 673 professores e cerca de 67 mil alunos” lê-se no comunicado.
São igualmente parceiros do projecto “Firkidja di Skola” o Ministério da Educação Nacional, a Delegacia da Educação da Região de Gabú, o Gabinete de Informação, Gabinete de Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo e a Inspecção Geral de Educação.
ANG/MSC/SG/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário