domingo, 10 de maio de 2015

M'BIM, O FEITICEIRO, LIVRO DO GUINEENSE ABDELAZIZ VERA CRUZ


Capa do livro M'BIM, o Feiticeiro, do guineense Abdelaziz Vera Cruz, com chanela de corubal
DR

M'BIM, o Feiticeiro, é o primeiro livro, do agora, escritor guineense, Abdelaziz Vera Cruz, apresentado, este sábado, 9 de maio, no Centro Cultural Português, em Bissau, pelo sociólogo, Dautarin da Costa. 

Mais um livro "M'BIM, o Feiticeiro, que vem enriquecer, o panorama literário-cultural, da Guiné Bissau. Trata-se de um livro de 7 contos, que mistura a modernidade da ciência e a tradição guineense e africana, da autoria, do guineense, Abdelaziz Vera Cruz, apresentado, este sábado, dia 9 de maio, no Centro Cultural Portugês, em Bissau.

Abdelaziz Vera Cruz, Mestre em Ensino de Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, fala do seu livro, em entrevista à RFI, e do conto, Feiticeiro, [que dá título ao livro], contando, "por exemplo, de um médico, que vai numa missão de serviço, numa tabanca, numa aleia, onde a tradição é muito afincada, e, entretanto, entra em discussão com um jovem, e o jovem, um dia depois, morreu, uma morte morte repentina, e entretanto, a comunidade, acha que, aquela discussão, entre o jovem e o médico, é que levou, o jovem a morrer; e entretanto, uma história, gira à volta disso. Por exemplo, isto, é um exemplo, de um conto, que reflecte esta realidade." 

"(...) Nesse ponto, o médico pode ser visto, como aquele que reporta a ciência; depois a comunidade, tem também, o seu médico tradicional, que está ,em jogo, neste caso, vai dizer, aos familiares, depois que, a morte do jovem, está à vollta da pessoa, com quem teve discussão", sublinha, o escritor guineense. 

Eo escritor Abdelaziz Vera Cruz, continua o seu raciocínio, argumentando asim: "mas só que, essa pessoa, com que teve dicussão, é uma pessoa, que também, representa, que é um símblo da ciência, neste caso, aqui, o médico; então, nesse ponto, há jogo, entr, a ciência que é a tradição, e o tradicional (...).

Sem comentários:

Enviar um comentário