Bissau, 07 Mai 15 (ANG) - O Governo português pretende incluir o sector da comunicação social no novo Plano Estratégico de Cooperação bilateral com a Guiné-Bissau e cuja assinatura esta prevista para Julho próximo em Bissau.
Esta intenção levou quarta-feira o Secretario de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Luís Campos Ferreira a manter um encontro de trabalho de mais de meia hora com o ministro guineense da Comunicação Social, Agnelo Augusto Regala.
“Queremos que haja na Guiné-Bissau uma televisão mais atractiva, mais sedutora, se possível, mais forte com uma capacidade mais robusta”, disse Luís Campos Ferreira a saída do encontro com Agnelo Regala.
O governante português acrescentou que pretendem igualmente promover formações ao nível dos conteúdos programáticos, da língua portuguesa e das técnicas do trabalho para os profissionais de imprensa da Guiné-Bissau.
Questionado sobre, se por enquanto, a cooperação é só no domínio da televisão, Luís Campos Ferreira declarou que acabou de falar com o ministro guineense da área e que cabe a este decidir quais são as áreas que devem fazer parte da referida cooperação.
No encontro assistido pelos elementos da delegação portuguesa e elementos do conselho directivo do Ministério da Comunicação Social, Agnelo Regala manifestou ao visitante o desejo de ter nas redações dos órgãos de comunicação social, técnicos portugueses que acompanham desde a elaboração da agenda até a publicação dos trabalhos.
Trata-se de um trabalho que segundo o ministro havia sido feito no passado no quadro da cooperação com Portugal.
Regala ainda solicitou à parte portuguesa uma avaliação geral do nível dos profissionais nos órgãos públicos e privados da comunicação social, e ainda maior empenho da parte portuguesa para o aprofundamento da língua portuguesa no pais.
O governante Português se encontra de visita a Bissau no quadro da preparação de um novo Plano Estratégico de Cooperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário