Bissau, 11 Mai 15 (ANG) – Pelo menos 23 mil toneladas de castanhas de caju já se encontram stockados em Bissau e prontas para serem exportadas, anunciou hoje o Ministro do Comércio da Guiné-Bissau.
Em declarações exclusivas à ANG, António Serifo Embalo disse que até aqui o processo da comercialização da castanha de caju não registou nenhum obstáculo.
O governante esclareceu que por ora não se iniciou a exportação do produto.
Serifo Embalo explicou que a colaboração das populações das zonas fronteiriças está a contribuir bastante na detecção e apreensão da castanha em fuga para países vizinhos.
Embalo revelou terem sido apreendidas nesse quadro motorizadas, carroças de burros, viaturas e bicicletas.
“Temos agentes fiscais em todos os postes da Guiné-Bissau com a finalidade de fazer com que os agricultores conhecem as vantagens dos cuidados com a castanha de caju uma vez que esses cuidados contribuem para a dignificação do nome da Guiné-Bissau”, disse.
António Serifo Embalo disse que infelizmente na semana passada registou-se algumas hesitações na comercialização de castanha de caju, em que algumas pessoas compraram a castanha por 650 francos CFA, o quilo.
A propósito Embalo disse que reagiram a tempo de por cobro a situação.
“ Não era o preço que estava em causa mas sim a forma como introduziram o preço no mercado. E que levantou muitas suspeitas relacionadas a possível utilização de dinheiro falso uma vez que o referido preço não pode permitir grandes benefícios ”, explicou António Serifo Embalo.
Sem comentários:
Enviar um comentário