cientista russo Valery Spiridonov
Médico Sérgio Canavero diz que consegue fazer a cirurgia até 2017, mas a comunidade científica tem dúvidas. Há quem diga que o italiano é "louco". Cientista russo já se ofereceu para cobaia.
O cientista russo Valery Spiridonov, de 30 anos, voluntariou-se para ser a primeira pessoa a ter a sua cabeça transplantada para outro corpo. A cirurgia deverá realizar-se até 2017 e ser feita pelo controverso médico italiano Sergio Canavero, apesar das críticas da comunidade científica. Um especialista nova-iorquino diz mesmo que Canavero "é louco".
Spiridonov é um engenheiro informático e sofre da doença degenerativa muscular de Werdnig-Hoffman. Para ter um corpo saudável, Spiridonov quer que a sua cabeça seja transplantada para o corpo de um dador em morte cerebral. "Se tenho medo? Sim, claro que tenho", disse Spiridonov ao jornal inglês Daily Mail. "Mas têm que compreender que eu não tenho muitas escolhas. Se não tentar isto, o meu destino vai ser muito triste".
O médico Sergio Canavero, que defende que esta cirurgia é possível com técnicas que já existem, falou com Spiridonov pelo Skype, mas ainda não terá visto o seu processo médico. Canavero contou à televisão americana CNN que espera apresentar a proposta à Academia Americana de Cirurgiões Neurológicos e Ortopédicos, de cujo apoio precisa para poder realizar a cirurgia até 2017. Se não conseguir, vai procurar apoios chineses, e adiar o projeto para 2018.
Canavero diz que precisa de uma equipa de 150 enfermeiros e médicos a trabalhar em perfeita sincronia para realizar o procedimento, que deverá demorar cerca de 36 horas. "Creio que dois anos é o tempo necessário para que a equipa alcance a sincronização perfeita", disse Canavero à CNN.
O médico Sergio Canavero
Sem comentários:
Enviar um comentário