quarta-feira, 25 de março de 2015

«MESA REDONDA» TIMOR LESTE ANUNCIA APOIO FINANCEIRO DE 1.9 MILHÕES DE DÓLARES


Bruxelas, 25 Mar 15 (ANG) – O governo de Timor Leste anunciou hoje em Bruxelas a disponibilização as autoridades de Bissau de um apoio financeiro no valor de 1.9 milhões de dólares americano.

O anunciou foi feito pelo ministro timorense dos negócios estrangeiros de Timor, Hernani Coelho ao intervir nos trabalhos da mesa redonda sobre a Guiné-Bissau que decorre no Centro de conferencia Internacional Albert Borchette em Bruxelas, Bélgica.

A União europeia, na pessoa de Neven Mímica, comissária para cooperação e desenvolvimento por seu lado anunciara um apoio suplementar de 160 milhões de euros para a Guiné-Bissau a ser desbloqueado em tranches até 2020.

O Banco Oeste Africana de Desenvolvimento anunciou um apoio financeiro na ordem de 300 milhões de euros para assistir ao Plano Estratégico e Operacional apresentado pelas autoridades de Bissau na mesa redonda. O BOAD ainda se comprometeu a ajudar as autoridades guineenses a encontrarem outras fontes de financiamento para a implementação desse plano.

Japão promete estudar a forma de intervir nos esforços de estabilização da Guiné-Bissau e defende a necessidade da Comunidade internacional apoiar as autoridades de Bissau.

Os representantes do Gana, CEDEAO e UEMOA igualmente intervieram pedindo que a comunidade internacional apoiasse a Guiné-Bissau.

O Brasil declarou o seu apoio ao plano de desenvolvimento da Guiné-Bissau mas não foi avançado qualquer apoio financeiro.

Referiu-se ao apoio institucional que vem sendo dado pelas autoridades brasileiras no quadro da cooperação bilateral envolvendo montantes na ordem de mais de cinco milhões de dólares.

As intervenções de diferentes representações ainda decorrem, sendo que a maioria esta a enquadrar os seus apoios nos compromissos já assumidos a nível bilateral ou regional. ANG

Do enviado especial, Salvador Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário