segunda-feira, 23 de março de 2015

O GOVERNO GUINEENSE EM BRUXELAS


Uma importante delegação, encabeçada pelo Chefe do Governo, Domingos Simões Pereira já se encontra, desde ontem dia, 21 de março, em Bruxelas.
Fazem parte da comitiva os Ministros: Mário Lopes da Rosa (Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades); Geraldo Martins (Ministro da Economia e Finanças); Cadi Seidi (Ministério da Defesa Nacional); Florentino Mendes Pereira (Ministro da Energia e Indústria); Degol Mendes (Secretário de Estado de Plano e Integração Regional); N’Dafa Cabi (ex-Primeiro-Ministro); os Conselheiros: Adiatu Nandingna (da Presidência da República); Artur Silva (para a Política e Relações Internacionais); Carlos Vaz (para a Comunicação e Informação), Miguel de Barros (para o Desenvolvimento Humano e Reforma do Estado), Musa Bari (conselheiro principal do Ministério da Economia e Finanças); a deputada Paula Pereira; os Embaixadores: Alfredo Cabral (dos países Baixos); Apolinário Mendes de Carvalho, e Gregório Correia (Ministro-conselheiro da Embaixada da Guiné-Bissau em Bruxelas) os Directores-Gerais: Issa Djandi (do Plano), Bruno Juad (do Investimento Externo e Privado), Cristina da Silva Pedreira (de Integração Regional), Alfredo Simão da Silva (do IBAP) e Marcelo de Almeida (da Cooperação Internacional).
Enquanto se aguarda pela Conferência de Doadores internacionais marcada para o dia 25 de março, no Centro de Conferências Borschete do Palácio Jordan, sito na Rua de la Loi, estão programados uma série de atividades, cujo início teve lugar hoje as 11H45, com a diáspora, proveniente da França, Holanda e Luxemburgo que veio se juntar aos da Bélgica, num encontro num encontro na Sala de Conferências da ACP, na Rua Georges Henri 415, 1200.
Foi uma ocasião para a diáspora mais uma vez manifestar o seu apoio e solidariedade para com o governo, mas também colocar frontalmente as suas dificuldades, tais como: as obras na Embaixada, a emissão dos passaportes, o apoio que o Governo lhes reserva, sobretudo a nível das alfandegas, a conta poupança imigrante, o mercado de trabalho, o porquê do imigrante escoar os seus materiais via Dakar e não por Bissau, solicitar informações se a central Elétrica de Bissau tem capacidade para fornecer energia de alta tensão, se existe um site do Governo, a reintrodução dos impostos nacionais, a realização das eleições autárquicas, etc.
Depois das intervenções o Primeiro-Ministro passou a palavra aos Ministros presentes: da Energia e Indústria, da Economia e Finanças, da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades para explicações. Também falaram o ex-Primeiro-Ministro, a conselheira do Presidente da República e o Secretário de Estado de Plano e Integração Regional e seus Directores-Gerais.
No fim, o Primeiro-Ministro agradeceu as intervenções, dizendo que tomou boa nota das preocupações levantadas, que continuara a trabalhar em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau como comprometera, que Governo está a trabalhar em articulação com o Presidente da República para que futuramente as Embaixadas sejam mais condignas e com capacidade de acção. Sendo instaladas de forma mais geoestratégicas, priorizando os seguintes os centros: Nova Iorque, Bruxelas, Lisboa e Dakar.
Para amanhã está marcado um encontro com o sector empresarial e no dia 24 uma Mostra Cultural Guineense, na qual participarão os artistas, como: Carina Gomes, Binhan Quinor, em que serão expostos quadros de pintura plásticas, livros e documentos diversos sobre a problemática da biodiversidade na Guiné-Bissau e a Visão do Plano Estratégico e Operacional Guiné-Bissau 2025, “Sol na Iardi”
Bissau, 22 de Março de 2015
Carlos Vaz
/Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Comunicação e Informação/









1 comentário:

  1. Estoy muy orgulloso de ser guine Bissau a pesar de mi ausencia de país felicidades para Todos. Muchas gracias por la paz.

    ResponderEliminar