O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, cumpriu a sua promessa, e não vai estar presente na cimeira esta semana, em Washington, entre os Estados Unidos e a África.
O Chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, que detém, actualmente, a presidência dos países africanos da região dos Grandes Lagos, e do Fórum dos PALOP, tinha afirmado que só participaria, nesta Cimeira entre os Estados Unidos e os países africanos, caso tivesse um encontro oficial em “tête-à-tête”, com o Presidente americano, Barack Obama, independentemente, da sua participação na dita Cimeira.
Mas, Angola, estará representada na cimeira de Washington, pelo seu Vice-Presidente, Manuel Vicente e o chefe da diplomacia angolana, George Chicoti.
O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que dispõe, actualmente, de um grande protagonismo, em África, e tem recebido em Luanda, nos últimos tempos, várias reuniões e conferências internacionais, cumpriu com a sua ameaça, de não estar presente, em Washington, se as suas condições não fossem aceites.
É, assim, o único Presidente dos PALOP, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que não estará, presente na cimeira americano-africana.
O Presidente americano, Obama, líder do mundo ocidental, rejeitou as exigências do Presidente africano, não querendo abrir uma excepção, à regra, segundo a qual, a cimeira é entre os Estados Unidos e a África, em geral, e não um encontro bilateral entre dois chefes de estado.
Antes de viajar para Washington, o ministro angolano das relações exteriores, George Chicoti, declarou à imprensa, que de todas as formas a posição de Angola, será apresentada na cimeira, designadamente sobre o “seu ponto de vista sobre a resolução de conflitos e segurança em África”. (rfi.fr)
É isso mesmo que os outros deviam fazer, mas por uma ou outra razão não fizeram. A minha pergunta é:
ResponderEliminarÉ ou será os EUA a determinar medidas de segurança e resolução de conflitos em África?
Quem na verdade é que está a fomentar os conflitos no mundo?
São os EUA detentor de verdade em todo o mundo, mesmo nos países que não conhecem?
Onde é que está os dirigentes de resto doutros países do mundo?