[SEMANA 09_2022] O boxista guineense, Josias Gomes, é o novo campeão europeu de “KICKBOXING” na categoria de 55 e 56 kg em Oxford (Inglaterra), onde lutou contra James Pierce. Na sua página de Facebook, o lutador dedicou o título à sua falecida mãe.
“Cortei-lhe abaixo de olho e ele não conseguiu continuar e ganhei pelo nocaute técnico”, disse o boxista ao seminário O Democrata.
“Fiquei sobrecarregado e só tinha 3 a 4 semanas de treinamento, pois tive que enterrar a minha mãe, de quem sinto falta todos os dias. Estou completamente quebrado, mas aproveito para agradecer especialmente os meus treinadores”, assegurou.
Josias Gomes explicou, na entrevista, que é o primeiro guineense a ser “ranqueado” número 1º no Reino Unido e a nível mundial ocupa a 20º posição. Afiançou ao jornal que representa uma equipa Inglesa, mas nesta competição participou em nome da Guiné-Bissau, tendo lamentado que tentou contactar várias vezes as autoridades mas sem sucesso.
BIOGRAFIA
Josias Gomes nasceu no dia 13 de Outubro de 1997 na Guiné-Bissau. Estudou do pré-escolar ao 7° ano de escolaridade, em Bissau, na escola secundária “Kampu Kinti” da Zona 7.
Em 2010, mudou-se para Lisboa, onde fez o ensino básico na escola Gama Barros. Dois anos depois, mudou-se para a Inglaterra, prosseguindo seus estudos em “Saint Gregory the Great”. Em 2019, tirou o curso de fisioterapia.
É lutador de várias modalidades, Muay Thai, Boxing e kickboxing. Começou a sua carreira (amador) em 2017 e tornou-se profissional em 2018. Realizou a sua primeira luta profissional em Tailândia e ganhou pelo “nocaute” na 3ª ronda.
O novo campeão de boxe a nível da europa fez recorde de 29 lutas, das quais 25 vitórias, 4 derrotas e zero empate. Atualmente trabalha no ginásio “Oxford Marital Arts Academy”.
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário