Bissau, 29 mar 22(ANG) – O Governo da líbia concordou reescalonar o remanescente da dívida da República da Guiné-Bissau ao Estado Líbio num total de cinco milhões e trezentos mil dólares americanos.
Para o efeito, o Director-geral da Dívida Pública do Ministerio das Finanças da Guiné-Bissau, Fernando Jorge Maria Correia e o Director do Departamento de Instituições Financeiras e Cooperação Técnica da Líbia, Mustafa Ali Keshada assinaram hoje, em Bissau, um acordo de reestruturação da dívida e o seu protocolo adicional, assinado em 2018, cujo início de reembolso da primeira parcela seria feito em 2019 e a última em 2029.
O novo acordo indica que a primeira parcela será paga no dia 05 de Junho de 2023 e a última no dia 05 de junho de 2031, tendo a Guiné-Bissau se comprometido a pagar regularmente os valores devidos sem qualquer atraso.
Em caso de novas falhas no pagamento do montante em dívida, segundo o acordado, é reservado ao Governo líbio o direito de exigir o seu pagamento integral e em cash, podendo ainda as autoridades líbios decidir pela nulidade do acordo .
Após a assinatura do acordo, o Ministro da Finanças João Aladje Fadia disse que o acordo foi conseguido graças ao pedido que formulou ao seu homólogo libio, em Setembro passado, em Uzbequistão, para o adiamento do pagamento do remanescente do capital do empréstimo e seus juros, por dois anos, divido as dificuldade económicas que o país atravessa.
Para o Director do Departamento de Instituições Financeiras e Cooperação Técnica da Líbia, Mustafa Ali Keshada o novo acordo reforça os laços de amizade entre os Estados da Líbia e da Guiné-Bissau.
Conosaba/ANG/LPG//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário