Bissau, 17 Mar 22 (ANG) – O Presidente da Comissão eleitoral para o cargo de Bastonário da Ordem de Advogados confirmou hoje a realização do ato eleitoral no próximo Sábado,(19) mas com apenas uma lista concorrente, a (Verde Phonix), de Januário Pedro Correia.
Alex Bassuco Santos Lopes fez esta confirmação esta quinta-feira, em entrevista a à Agência de Notícias da Guiné(ANG).
“Fixamos o dia 9 deste mês como a data do fim da entrega de candidaturas e até esse dia apresentaram apenas 2 propostas de lista de candidaturas, nomeadamente, a do Roberto Indeque da lista de Coerência, Coesão e Competência e a do Januário Pedro Correia, da Lista Verde (Phoenix)”, salientou.
Santos Lopes disse que, depois de analisadas as listas dos candidatos fixaram uma lista provisória tendo os candidatos sido solicitados a corrigir eventuais irregularidades, após as quais se procedeu a divulgação da lista definitiva.
Alex Santos Lopes disse que após a divulgação da lista definitiva algumas pessoas cujos nomes constam na lista de Roberto Indeque reclamaram que não foram contactados para integrar essa lista, razão pela qual solicitaram que os seus nomes fossem retirados dessa lista.
Em consequência dessa retirada de nomes, segundo Santos Lopes, a lista de advogado Roberto ficou sem condições para concorrer.
“A partir de lá, a Comissão tentou falar com eles mas não conseguiu resolver a situação e decidiu afastar a referida lista . Nesse momento concorre apenas uma única lista que é a de Januário Pedro Correia”, explicou.
Alex Lopes disse haver uma reclamação da lista do Roberto Indeque enviada à Comissão mas que a comissão já elaborou uma resposta para essa reclamação.
“A Ordem de Advogados deve ser um exemplo à sociedade guineense. No fundo, podemos dizer que quase perdeu o que se pode considerar “o essencial e a moral”, referiu o Presidente da Comissão Eleitoral.
Duzentos e dezanove delegados entre advogados e estagiários vão escolher no próximo sábado um novo Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.
Conosaba/ANG/DMG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário