quarta-feira, 16 de março de 2022

Governo guineense lança projeto de reabilitação de vias urbanas de Bissau

LANÇAMENTO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE DE BISSAU, QUE INICIA NA PRAÇA DO IMPÉRIO E DESCE ATÉ ZONAS DE BISSAU VELHO

Sua Excelência Eng. Nuno Gomes Nabiam presidiu esta manhã a cerimónia de lançamento da primeira fase das obras de construção da avenida principal da cidade de Bissau.

A reabilitação das estradas interiores da cidade de Bissau, integra um ambicioso e vasto plano do Governo em dar respostas a um problema antigo de estradas degradadas e às vezes intransitáveis, facto que não só não abona para a boa imagem de Bissau, como a longo dos anos tem sido factor de enormes constrangimentos e custos para quem diariamente frequenta aquelas zonas.
Bissau na qualidade de cidade capital, é um cartão de visita do País, por isso, aposta do Governo em sua transformação total, o que passa naturalmente pela melhoria das vias rodoviárias, e criação de melhores condições sanitarias e de outras infraestruturas necessárias.
Em apenas dois anos de exercício, o povo pode testemunhar as grandes transformações em curso no País, em todos os sectores, o que faz deste II Governo da X Legislatura , aquele que mais investimentos públicos tem feito, e mais infraestruturas sociais tem construido.
GOVERNAR PARA TODOS
1️⃣6️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

O primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, lançou hoje a primeira pedra para um projeto de reabilitação de vias urbanas de Bissau que será executado pela empresa General World, com início previsto dentro de um mês.

No total, serão reabilitados o correspondente a cerca de 11 quilómetros de estradas, melhorados os passeios, aumentando a mobilidade e segurança rodoviária, segundo o secretário-geral do Ministério das Obras Públicas, Luís Miguel.

De acordo com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, o projeto será executado com fundos próprios do Governo.

"Vamos reabilitar toda a cidade de Bissau. É uma promessa que assumo aqui", disse o primeiro-ministro, num ato realizado na praça dos Heróis Nacionais, diante do palácio da Presidência da Guiné-Bissau.

O secretário-geral do ministério das Obras Públicas, Luís Miguel, explicou que o projeto está dividido em quatro lotes, a primeira contempla a reabilitação de vias de acesso à zona de Bissau Velho (no centro), a segunda e terceira lotes englobam as vias da Avenida Amílcar Cabral e zonas do Alto Bandim e a quarta lote permitirá a reabilitação de toda a marginal do Cais de Pindjiguti.

Não foi revelado o valor do projeto, mas Luís Miguel informou que será pré-financiado pela empresa General World e posteriormente será pago pelo Governo.

O projeto será concluído em dois anos, sendo que cada lote deverá ser executado e concluído em seis meses.

O ministro das Obras Públicas, Fidelis Forbes, afirmou que a reabilitação de vias de acesso às zonas urbanas de Bissau permitirá dignificar a capital do país à imagem de outros países da sub-região africana.

"Não dignifica a nenhum guineense dizer que esta é a Avenida Amílcar Cabral tal como está", observou Forbes referindo-se a estrada que liga o centro de Bissau ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Conosaba/Lusa










Sem comentários:

Enviar um comentário