A seleção principal de futebol da Guiné-Bissau vai realizar este mês de março, duas partidas amigáveis contra Angola e Guiné-Equatorial, em Portugal, soube esta quarta-feira, 02 de março de 2022, a seção desportiva do Jornal O Democrata junto de um elemento do Comité Executivo da Federação de Futebol (FFGB).
“Vamos jogar com a Angola e a Guiné-Equatorial nos dias 25 e 27 de março em Portugal, dois jogos amistosos no quadro da data FIFA, organismo que gere o futebol mundial”, explicou o dirigente federativo.
A mesma fonte não avançou com o nome do estádio onde vão decorrer os dois jogos, limitando a confirmar que estes dois jogos servirão para o seleccionador preparar a equipa para as futuras competições internacionais.
Os dois encontros amigáveis contra Angola e Guiné-Equatorial acontecem após a terceira participação consecutiva da Guiné-Bissau no Campeonato Africano das Nações (CAN 201), que decorreu nos Camarões entre janeiro e fevereiro do ano em curso, na qual a seleção nacional foi eliminada na fase de grupos. Os “Djurtus” realizaram três jogos, somando um empate frente ao Sudão e duas derrotas contra o Egito e a Nigéria.
Antes da participação do CAN 2021, a seleção nacional disputou a qualificação de fase do grupo da zona africana para o Mundial 2022, a realizar-se no Qatar, também ficou pelo caminho e não alcançou acesso ao playoff que lhe permitisse garantir um lugar na competição.
De recordar que, em 2020, o jogo particular de futebol entre a Angola e a Guiné-Bissau que deveria ter acontecido no Estádio Municipal de Óbidos foi cancelado, devido à ausência de resultados dos testes à covid-19 da seleção nacional, alegou, na altura, o diretor da Federação Angolana, Nelson Nascimento.
Em reação, o vice-presidente da FFGB, Celestino Gonçalves, confirmou que a delegação fez os testes como recomendam as instâncias competentes, embora admita que a estrutura estava à espera da chegada dos resultados.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário