sábado, 17 de julho de 2021

GUINÉ-BISSAU: INEP RECEBE LEGADO BIBLIOGRÁFICO DA BIBLIOTECA DE ADELINO MANO QUEITA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) recebeu hoje os legados bibliográficos da biblioteca do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Adelino Mano Quetá, que morreu em junho de 2014.

Os legados bibliográficos do malogrado foram entregues ao órgão público vinculado ao Ministério da Educação Nacional pelos seus familiares.

Em declaração aos jornalistas, o diretor do INEP, Samba Tenem Camara, promete tornar acessíveis os referidos legados do antigo governante ao público leitor.

Na ocasião, um dos filhos do malogrado, Jorge Lopes Queta, revela que o gesto dos familiares serve para honrar a memória do seu pai.

Além do ministro dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Quetá foi embaixador da Guiné-Bissau em vários países, com destaque para Portugal, Espanha, Itália, Marrocos e Taiwan e nas Nações Unidas.

Licenciado em Ciências Políticas e Sociais, o malogrado chegou a candidatar-se às presidências nas eleições de 2005, tendo ficado em nono lugar entre 13 candidatos.

Natural de Mansoa, no centro norte do país, Adelino Mano Quetá foi também diretor geral das Alfandegas e era docente na Faculdade de Direito de Bissau.

Por: Mamadi Cissé

Sem comentários:

Enviar um comentário