sexta-feira, 16 de julho de 2021

Função pública/UNTG confirma próxima marcha dos trabalhadores para próximo dia 28

Bissau, 16 Jul 21 (ANG) – O vice-secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), confirmou hoje que já cumpriram com todos os procedimentos legais que a lei exige para a realização da próxima manifestação dos funcionários públicos no dia 28 do corrente mês.

Em declarações à imprensa, Yasser Turé justificou que cumpriram com todos os requisitos previstos na lei, e que permite qualquer entidade nacional promover pacificamente uma marcha popular.

“Já entregamos uma carta ao Ministério de Interior, e de igual modo temos a copia de confirmação de Câmara Municipal de Bissau e de Serviço de Viação e Transportes Terrestres e ainda temos um parecer favoravel do Director de gabinete do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam”, declarou o Vice-secretário- geral da UNTG.

As forças da ordem impediram quarta-feira a realização de uma marcha promovida pela UNTG mesmo antes da minifestação iniciar.

Os marchantes, ainda na sede a maior central sindical guineense, foram dispersados com gás lacrimogénio.

Sobre essse incidente, o dirigente sindicalista diz que tudo fizeram para se evitar possíveis repressões das forças a ordem.

“Na quarta-feira tentamos entregar o documento da marcha no Ministério do Interior e não receberam a carta alegando necessidade de actualização da data. Seguidamente voltamos para entregar o documento e recusaram novamente recebé-lo alegando que estão numa reunião e na terceira tentativa voltaram a não receber a nossa correspondência com a justificação de que têm desgosto”, explicou o sindicalista.

Yasser aproveitou a ocasião para agradecer aos técnicos de saúde pela assistência prestada aos marchantes que sofreram ferimentos em consequência do lançamento das granadas de gás lacrimogénio pelos agentes da ordem, e diz que estes já encontram bem de saúde.

A UNTG protesta contra os subsídios tidos como “esorbitantes” atribuidos aos titulares de órgãos da soberania, no âmbito do Orçamento Geral do Estado do ano em curso, entre outras reivindicações. A iniciativa é levada a cabo em todas as restantes regiões do país.

Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário