sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ESPECIALISTA EM DIREITO AMBIENTAL LANÇA LIVRO RETRACTANDO SITUAÇÃO AMBIENTAL NO PAÍS


O jurista e docente da Faculdade de Direito de Bissau considera, esta quinta-feira, de utopia pensar que existe alguma actividade humana incapaz de provocar maior ou menor grau de danos ao ambiente

As considerações do jurista e especialista em direito ambiental, Welena da Silva, foram deixadas durante a apresentação do seu livro científico intitulado “A tutela preventiva do ambiente na Guiné-Bissau através da avaliação do impacto ambiental”.

Segundo Welena da Silva, é preciso investir para estudar as formas e mecanismos para minimizar os dados ao ambiente.

“É utopia pensar que existe alguma actividade humana insusceptível de provocar em maior ou menor grau danos ao ambiente, por isso, devemos investir não em proibir as actividades que possam promover o desenvolvimento, mas em estudar a forma e o mecanismo para minimizar danos ao ambiente e à avaliação do impacto ambiental”, sustenta. 

Em relação ao livro apresentado, Welena da Silva disse que “é um grito do alerta para a necessidade de levar a sério a protecção do ambiente na Guiné-Bissau e também convidar os jovens guineenses a apostarem na formação, sobretudo nas áreas que o país carece dos quadros”.

Para o ministro do Ambiente e da Biodiversidade, Viriato Cassama, o livro é um produto do conhecimento que irá contribuir para mudança do paradigma da avaliação ambiental na Guiné-Bissau, reforçando, assim, os alicerces da conservação ambiental no país.

“A existência desta obra, cujo lançamento assistimos aqui hoje, interpela-me sobre a maneira por o facto de estarem aqui bem patente um dos grandes desafios a que a Guiné-Bissau se propõe para o desenvolvimento na base da sustentabilidade ambiental”, defende. 

Para além do livro, Welena da Silva fez também apresentação pública da Colectânea de Legislação Fundamental do Direito de Ambiente e Recursos Naturais da Guiné-Bissau.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário