segunda-feira, 18 de maio de 2015

ESTADO ISLÂMICO JÁ CONTROLA RAMADI, CIDADE ESTRATÉGICO NO IRAQUE


As forças iraquianas estão a retirar-se da cidade. O primeiro-ministro ordenou que ficassem, mas os jihadistas conquistaram a importante cidade do ponto de vista estratégico.

Militantes do Estado Islâmico (EI) já controlaram a cidade de Ramadi, na província de Anbar, que fica apenas a 112 quilómetros de Bagdad. A BBC avança que um comunicado do grupo terrorista garante que a cidade foi tomada.

Horas antes Muhannad Haimur, porta-voz e conselheiro do governador da província de Anbar confirmava à AFP que "o centro de comando das operações na província de Anbar" havia sido abandonado, assegurando que Ramadi ainda não tinha caído e que alguns combatentes ainda lutavam em alguns bairros. Porém, a BBC escreve que uma fonte do governador de Anbar confirma que Ramadi é agora controlada pelo Estado Islâmico. O exército iraquiano começou a abandonar a cidade depois de vários ataques suicidas com recurso a carros armadilhados.

Os combatentes do EI recorreram a vários ataques com viaturas armadilhadas na quinta-feira e na sexta-feira para tomarem o controlo da maior parte de Ramadi.

Na sexta-feira, o grupo radical assumiu o controlo da maioria dos bairros centrais de Ramadi, tendo morto pelo menos 50 pessoas, a maior parte polícias e civis armados, segundo fontes das forças de segurança, que adiantaram que o EI também fez explodir o quartel-general da polícia e as instalações do governador.

A perda de Ramadi preocupa o governo iraquiano, pois tem estradas importantes que ligam o Iraque à Síria e à Jordânia. Segundo a BBC, o EI diz mesmo que já controla grande parte da província de Anbar.

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário