domingo, 31 de maio de 2015

«OPINIÃO» A DIFERENÇA DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS CRIADAS EM BISSAU E NOS CLUBES

                  
Os ditos empresários! Preparar ou treinar crianças e jovens é uma actividade muito interessante e atractiva mas que atribui a todos os que as acompanham, organizam e dirigem, principalmente ao treinador, uma elevada, responsabilidade face à sociedade, ao sistema desportivo e sobretudo ao próprio praticante.

O treinador é, antes de tudo, um agente de selecção. É do seu julgamento que depende, em primeiro lugar, a duração e o sentido da carreira desportiva. A sua decisão é ainda mais melindrosa quando daí possa resultar a exclusão definitiva de um jovem que se candidata a uma formação desportiva. É desejável por isso que o treinador decide sobre critérios consistentes, revestindo um satisfatório grau de segurança. É difícil operacionalizar uma decisão nestes termos, mas este é o caminho por onde o desporto actual tem feito sucesso.

No que refere a diferença nos clubes e nas escolas privadas criadas na Guiné-Bissau representam os aspectos diferentes da preparação dos jovens: os clubes investem num desenvolvimento harmonioso dos praticantes, na sua preparação geral e multilateral na aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas fundamentais e, portanto, na preparação de longo prazo, o aspecto essencial à formação dos jovens, escola investe numa pratica-treino muito formal, intensiva e vincadamente competitiva, centrada numa única modalidade e orientada para alcançar êxitos imediatos ou a curto prazo, aspecto negativo. 

Tudo a curto tempo, a influência dos talentos torna-se altamente aleatória, por um lado, e, por outro, a selecção ou eliminação de alguns candidatos, na base de uma prestação momentânea, pode significar uma apreciação excessiva em valor actual em prejuízo de valor potencial do jovem, quando um dos elementos essenciais do conceito de talento é, a capacidade de desenvolvimento. Há talentos de confirmação tardia.

Um aspecto essencial para o bom êxito futuro desta selecção tem a ver com a garantia de todos os jovens que tenham ficado de fora da selecção inicial continuam a ser seguidos, no sentido de determinar a respectiva evolução futura, como se faz nalguns países. Na escola é impossível porque o tempo é dinheiro, ou serve, ou não.

Havia ou há jogadores de futebol destacados a nível nacional e internacional, ontem e hoje, incontestavelmente eram e são grandes atletas na nossa realidade desportiva, enquanto jovens, viram recusados a sua admissão numa determinada formação. A formação é paciência, tudo que se quer imediato tem pouca probabilidade de sucesso.

Os ditos empresários devem saber também que os jovens não são um mero produtor de resultado, dediquem exclusivamente ou em demasia ao desporto, e em prejuízo de outro aspecto (formação escolar), igualmente importante e que, em conjunto com a prática desportiva podem proporcionar-lhes um estilo de vida saudável, equilibrado e enriquecedor; português mais simples falado: resguardar o seu futuro.

O tempo de desporto é curto, enquanto noutras actividades ou profissões o abandono a reforma chegam normalmente entre 60 e os 70 anos, no desporto pode ser precoce surgir entre 25 e 30 ano Um trintão ou trintona são sempre considerados velhos, em fim da carreira. Esse abandono é por vezes muito difícil: jogadores têm nome, uma popularidade, um determinado prestígio, dinheiro. Quando abandonam o desporto tudo isto pode desaparecer rapidamente. Não estão preparados para nova vida em sociedade ou prosseguir a sua vida equilibradamente.     
      
A prática desportiva deve assim constituir, para criança e jovens, um complemento importante da sua actividade escolar e não a sua ocupação ou centro de interesse exclusiva ou predominante.

O realismo desportivo: espírito racional, interesse pelos indivíduos, respeito, conhecimento da modalidade, desprezo pela mediocridade, capacidade para: organizar, disciplinar, estabelecer objectivos, identificar o talento e promovê-lo e não vender, incentivar o orgulho, conhecer os factores que fazem a diferença entre vencedores e vencidos.

Kecói Queta


OBS: Próximo bloco ser Treinador



.

Sem comentários:

Enviar um comentário