Bissau, 29 Mai 15 (ANG) - A Guiné-Bissau e Marrocos assinaram quinta-feira em Bissau 16 acordos de cooperação nomeadamente em sectores de segurança, negócios estrangeiros, pescas, agricultura, energia e protecção social.
A assinatura dos acordos foi testemunhada pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI e o Presidente, José Mário Vaz, tendo sido efectuada por alguns ministros guineenses com os congéneres marroquinos que integram a comitiva do monarca.
Embora não tenham sido divulgados pormenores sobre o conteúdo de todos os acordos, o relativo aos negócios estrangeiros permite aos dois países acordar na supressão dos vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e reconhecimento mutuo das cartas de condução.
O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, disse esperar vantagens mútuas para ambos os Estados com a assinatura destes acordos e convenções, tendo no entanto reconhecido que, neste caso, a Guiné-Bissau é que necessita mais.
Mais de 50 operadores económicos acompanham o Rei nesta sua visita e, segundo o presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Braima Camará, podem fazer investimentos consideráveis na Guiné-Bissau caso prevaleça o ambiente de negócios, paz e estabilidade política que actualmente se vive.
O Rei Mohamed VI cumpre hoje segundo dia de uma visita de três dias à Guiné-Bissau, onde chegou na quinta-feira vindo do Senegal.
Sem comentários:
Enviar um comentário