A República Popular da China pretende construir uma plataforma vital para as organizações de comunicação social, centros de reflexão, instituições governamentais e empresas, com o objetivo de reforçar a influência coletiva do Sul Global e amplificar a sua voz no cenário mundial.
Essa vontade foi expressa pelo Vice-Chefe Executivo do Departamento de Comunicação do Comité Central do Partido Comunista da China, Hu Heping, na abertura do Fórum Global Sul de Média e Think Tanks 2025, iniciado este sábado, 6 de setembro, na província de Yunnan, China, sob o lema “Empoderar o Sul Global, Navegar pelas Mudanças Globais”.
O encontro, que reúne cerca de 500 delegados dos meios de comunicação social, centros de reflexão, agências governamentais, instituições académicas e comunidades empresariais, representando mais de 260 instituições de 110 países, visa promover trocas aprofundadas, com foco em quatro áreas fundamentais, nomeadamente construir consensos para a paz, identificar os motores de desenvolvimento, explorar as novas vias de cooperação e avançar no diálogo entre civilizações.
Os subfóruns abordam áreas críticas como as estratégias globais de comunicação e a transformação impulsionada pela Inteligência Artificial, conservação do património mundial e os quadros de cooperação Sul-Sul. Paralelamente, os delegados participam nos eventos complementares e visitas culturais concebidos para reforçar o envolvimento e estreitar as parcerias.
Entre os principais resultados a serem divulgados durante o evento, destacam-se o Consenso de Yunnan do Fórum Global Sul de Média e Think Tanks, relatórios e publicações temáticas de think tanks. O fórum assinala ainda o lançamento oficial da Rede de Parceria Conjunta de Comunicação do Sul Global.
A Guiné-Bissau está representada no evento pelo inspetor-geral do Ministério da Comunicação Social, Ansumane Cassamá, e pelo diretor executivo da Rádio Capital FM, Tiago Seide.
Refira-se que, em novembro de 2024, o primeiro Fórum Global Sul de Média e Think Tanks foi realizado em São Paulo, Brasil.
Por CFM

Sem comentários:
Enviar um comentário