O Governo entregou esta segunda-feira, 07 de abril de 2025, quatro (04) viaturas de cabines duplas ao Ministério do Comércio e Industria para as operaçõesde fiscalização da campanha de comercialização da castanha de cajú em todo o território nacional.
Após a entrega formal das chaves das viaturas, o Primeiro-ministro Rui Duarte Barros enfatizou que o governo está empenhado em continuar a controlar as operações da castanha de cajú nas linhas fronteiriças a fim de evitar o contrabando da castanha de cajú pelas fronteiras com os países vizinhos.
Para o chefe do executivo, a castanha de cajú continua a ser o maior produto de exportação, por conseguir beneficiar um grosso número de guineenses.
Por sua vez, o ministro de Comércio e Indústria, Orlando Mendes Veigas, assegurou que as viaturas recebidas vão ajudar muito no controlo ou fiscalização da campanha de comercialização da castanha.
O governante alertou que sem meios de fiscalização tornar-se-ia difícil fazer um bom controlo. Por isso, o governo no seu todo, conseguiu pôr à disposição do ministério do comércio as viaturas.
Embora reconheça que as viaturas sejam insuficientes, mostrou-se confiante que vão cobrir fortemente as zonas mais críticas no processo de fiscalização.
Questionado sobre a pressão dos intermediários, parceiros intervenientes no processo de produção, transformação e comercialização da castanha de cajú que insurgiram-se contra as alterações das taxas nas estruturas de custo para a presente campanha de comercialização por parte do governo, o ministro nega as acusações e disse não saber do despacho acordado com o setor privado e que o despacho que conhece é o despacho que está em vigor e que foi aprovado numa das sessões do Conselho de Ministros.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário