quarta-feira, 22 de maio de 2024

ONU E GOVERNO ANALISAM QUADRO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS NO PAÍS


O governo, atravéz do ministério dos Negócios Estrangeiros em parceria com as Nações Unidas realizam hoje a reunião de comité de pilotagem do quadro de cooperação das Naçoes Unidas para o desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau, 2022-2026.

O encontro teve como objetivo principal a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas pela ONU em 2023, através de reunião de deliberação do comité conjunto para a a implementação deste quadro, visando alcançar a agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Após a apresentação dos resultados do quadro de cooperação ONU-Guiné-Bissau, o ministro dos Negocios Estrangeiros Carlos Pinto Pereira disse que ficou registado que há necessidade do reforço do nível de implementação dos programas porque a taxa de execução é baixa.

“ Ficou resistado que há necessidade do reforço do nível de implementação dos programas porque a taxa de execução é baixa, e isso, naturalmente não favorece a continuidade do projeto no futuro”, diz acrescentando que “ saíram do encontro com compromisso de tudo fazer para aumentar as taxas de execução das verbas disponiveis - que são destinadoas a melhoria de condições de vida das populações - e não faz sentido que não utilizemos até o último tostao das verbas colocadas a nossa disposição pela Naçoes Unidas”.

Presente no ato, a coordenadora residente do sistema das Nações Unidas, Étona Ekolé anunciou que a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) está em perigo pelo fato de o progresso na maioria dos ODS está se movendo muito lentamente.

“ A realização dos ODS está em perigo”, afirma, adiantando que na metade do prazo de implementação da Agenda 2020, estão alarmados com o fato de que o progresso na maioria dos ODS está se movendo muito lentamente ou regrediu abaixo da linha de base de 2015.

“ Atualmente, nosso mundo está enfrentanso várias crises. Anos de conquistas no desenvolvimento sustentável estão sendo revertidos”, considerou

Durante a reunião, foi analisados os resultados do quadro de cooperação ONU-Guiné-Bissau, a situação atual do fundo da consolidação paz das Nações Unidas, o plano de ação do governo focado na regiões e a metodologia para a elaboração do próximo plano nacional de desenvolvimento, a ser elaborado e apresentado pelo ministério da economia.

Por. Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário