sábado, 7 de agosto de 2021

FIFA INTERDITA USO DO ESTÁDIO 24 DE SETEMBRO POR FALTA DE CONDIÇÕES


O organismo máximo que dirige o futebol mundial, FIFA decidiu aplicar a Guiné-Bissau uma sanção de “interdição do Estádio Nacional 24 de Setembro” em Bissau, para competições internacionais, ou seja, a fase da qualificação da zona africana para o mundial 2022 no Qatar, devido ao incumprimento por parte das entidades desportivas do país.

A informação foi avançada esta terça-feira, 6 de agosto de 2021, ao Jornal O Democrata, por uma fonte junta da Federação de Futebol do país (FFGB), na qual revela que entidades desportivas nacionais não obedeceram às recomendações deixadas por uma missão da FIFA que esteve em Bissau para fazer reavaliação do recinto.

“O relvado do estádio nacional não está em condições, rectângulo do jogo não está em condições, o próprio o balneário não tem condições, há problemas de iluminação que não é muito importante, falta colocação de novas cadeiras e um conjunto de situações que não foi feito para permitir o recinto receber uma partida de futebol”, explicou a fonte.

Segundo a explicação da mesma fonte, a Confederação Africana de Futebol (CAF), dirigiu no dia 5 de agosto uma carta a secretária-geral da FFGB, Virgínia da Cruz, para informa-lhe de que o Estádio 24 de Setembro não responde às exigências mínimas do recinto da CAF que foi aprovado para realização dos jogos de qualificação para o mundial 2022.

A Guiné-Bissau vai iniciar no próximo mês de Setembro a fase da qualificação para o mundial 2022 a realizar-se no Qatar. Os “Djurtus” integram o grupo I com Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão Norte. A seleção nacional deve receber a Guiné-Conacri na primeira jornada em casa, mas com a interdição do estádio nacional tem que se informar a FIFA até dia 9 do mês em curso o local onde vai ser realizado o jogo.

A fonte confidenciou ainda a O Democrata que os responsáveis da FFGB estão a trabalhar com alguns países vizinhos para permitir a realização da partida entre a Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri. Embora a fonte não avançou o nome do país que vai receber o jogo, a seção desportiva apurou que a partida pode ser realizada na Mauritânia.

O Democrata tentou obter a reação da FFGB, mas sem sucesso. Contudo, a mesma fonte avançou que a direção executiva da FFGB, liderado por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, vai realizar uma conferência de imprensa na próxima segunda-feira para pronunciar-se sobre o assunto.

De acordo com a CAF, oito das quarenta federações que estão na fase de qualificação não têm neste momento estádios que apresentem requisitos mínimos para a receção dos jogos.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário