segunda-feira, 27 de maio de 2019

Bispo de Bissau; “NENHUMA GREVE DEVE PÔR EM CAUSA FUTURO DA NAÇÃO”


O Bispo da diocese de Bissau, Dom José Camnate Na Bissign, disse neste sábado, 8 de dezembro 2018, que nenhuma greve deve pôr em causa a vida e o futuro de todas pessoas. Por isso os adultos devem saber que são espelhos dos jovens.

Dom Camnate na Bissign falava durante a homilia na celebração da Missa eucarística do enceramento da peregrinação Mariana 2018, realizada na cidade de Cacheu, norte da Guiné-Bissau. Perante milhares de fiéis católicos oriundos de diferentes pontos do país, representantes da comunidade muçulmana e evangélica, Na Bissign disse que estratégias devem ser estudadas para que os atos dos adultos não continuem a prejudicar a vida dos jovens e adolescentes guineenses.

Numa clara alusão a actual situação do ensino público, o pastor da Igreja Católica guineense lembra que os direitos humanos devem sempre ser respeitados por todos.

“A situação da instabilidade no nosso país e no nosso continente continua ainda a provocar êxodo e fuga dos cérebros. Infelizmente, por fazemos o nosso continente madrasta dos seus filhos”, lamenta.

Dom Camnaté disse que os jovens precisam de adultos exemplares que os ajudem a escapar-se de armadilhas do consumismo. O prelado adianta ainda criticando a forma como os jovens são usados nas campanhas eleitorais.

“Muitas vezes os nossos jovens e adolescentes não têm a sorte de ter adultos por perto para os fazer entender as armadilhas colocadas pela sociedade. São vítimas fáceis de corrupção e do amor, são vítimas de engano dos adultos sem escrúpulos e daqueles que se aproximam só pelos interesses pessoais. Os jovens são colocados nos conformismos e são usados nas campanhas eleitorais, estragando o mais sagrado (o corpo humano) que no evangelho é apresentando como um templo de amor e Vida de Deus”, critica Dom Camnaté

O Revendíssimo Bispo lembra que o mundo depara com crises de valores e de humanidade, no entanto, chama atenção aos jovens para estarem vigilantes tendo virgem Maria como exemplo. Na Bissing lança desafio à Igreja Católica a criar pastoral de jovens para melhor orientá-los e evitar caminhos de falsas doutrinas.

In Rádio Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário