quinta-feira, 21 de junho de 2018

COTONOU SERÀ PALCO DA REUNIÃO ADHOC SOBRE IMPLICAÇÕES DA EXPANSÃO POTENCIAL DA CEDEAO


O Bureau sub-regional para a África Ocidental, da Comissão Económica das Nações Unidas para África (ECA) e o governo da República do Benim organizam a partir de 25 e 26 de junho, em Cotonou, Benin, uma reunião de peritos Ad Hoc sobre "as implicações da expansão potencial da CEDEAO e a zona de livre troca Continental Africano (ZLECA)"

Esta reunião ad hoc, a ser realizada após a assinatura da zona de livre troca Continental Africano (ZLECA) por 44 países de 55 Estados-membros da União Africana e a intenção de alguns países da África do Norte para participar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), destina-se a aprofundar a reflexão sobre o potencial socioeconómico destes grandes projectos e implicações económicas.

Segundo, Dimitri Sanga, diretor da ECA para a África Ocidental, "enquanto a África está fortemente empenhada no sentido da implementação da zona de livre troca Continental Africano (ZLECA), demos assim um passo importante na criação da Comunidade Económica africana como defendido por alguns fundadores da Organização de Unidade Africana (OUA) ”.

Ainda, Sanga sublinhou que este mercado deve vir com discussões e reflexões sobre as implicações reais destes compromissos para remover os constrangimentos e desafios relacionados. "Estamos convencidos de que os peritos oeste africanos dará soluções possíveis para realizar todos os caminhos que deveriam nos levar para a integração da sub-região e o continente como um todo".

A reunião ad - hoc do grupo de peritos permitirá aos participantes examinar as implicações económicas em termos de fluxos comerciais e receitas, para identificar e discutir os principais desafios e questões para a CEDEAO e também para os países membros e formular recomendações para um alargamento económica e socioeconómica que beneficiam todas as partes e especialmente para a eficácia da zona de livre troca Continental Africano (ZLECA)".

Esta reunião de dois dias incluirá sessões plenárias, durante o qual os participantes discutirão implicações, questões e desafios relacionados com o alargamento da CEDEAO pela adesão de novos países, tanto para os diferentes partes como para a implementação de ZLECA.

Os participantes irão incluir peritos dos Estados-Membros, os representantes das comunidades económicas regionais e organizações intergovernamentais na África Ocidental. Também são convidados representantes do sector privado e sociedade civil, que trabalham activamente em questões de desenvolvimento da sub-região, em relação à promoção da integração regional na África Ocidental. Os especialistas de comércio exterior, a matéria aduaneira e a integração em ministérios responsável pelo comércio e os responsáveis pela economia e das Finanças destinam-se principalmente ao nível dos países.

Por: Nautaran Marcos Có/ colaboração de Tahirou Gouro da ECA/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário