O novo Governo da Guiné-Bissau exonerou os diretores da rádio e da televisão públicas, de acordo com comunicado do Conselho de Ministros.
Na Rádio Difusão Nacional (RDN), Muniro Conte foi substituído por Abduramane Turé, jornalista da Rádio Nossa, enquanto na Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Paula Melo cede o lugar a Francelino Cunha, jornalista da estação que já ocupou o cargo noutras ocasiões.
As duas mudanças foram assumidas pelo Governo na sua primeira reunião do Conselho de Ministros, realizada na última madrugada nas instalações do Ministério do Interior, em Bissau, local, onde, provisoriamente, funcionará o executivo.
Os membros do anterior Governo, demitido a 12 de maio pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, mantêm-se na sede oficial do executivo, em sinal de protesto pela medida decreta pelo chefe de Estado.
O novo Governo, liderado por Baciro Djá, criou, a propósito, uma comissão interministerial para negociar com os elementos do executivo demitido a sua saída de forma ordeira daquelas instalações.
A comissão é integrada por quatro ministros e dois secretários de Estado e é chefiada pelo titular da pasta da Energia, Florentino Pereira.
O Conselho de Ministros do novo Governo também decidiu pela centralização de todas as receitas do Estado no Ministério das Finanças.
Igualmente endereçou felicitações ao Presidente guineense, José Mário Vaz "pelo seu desempenho" na gestão da crise política o que culminou com a formação de um Governo "sustentado pela nova maioria parlamentar", lê-se ainda no comunicado.
Lusa com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário