sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ALGUÉM FALTOU A VERDADE AO POVO DA GUINE-BISSAU, DIZ TOMÁS BARBOSA


CONOSABA:- Eng.º, o senhor é membro do Bureau Politico do PAIGC  e faz  parte do projecto da liderança actual  do Partido, porque falou-se de si tanto nos órgãos de comunicação após a ultima reunião daquele órgão?

1-Quero aproveitar a oportunidade que me é oferecida  para pedir desculpas ao Povo da Guiné-Bissau e aos militantes do nosso grande Partido, que me conhecem muito  bem, por ser o defensor dos superiores interesses da Nação e do Partido a que pertencemos, sobre a qual tenho uma ligação familiar. Sim, falou-se demasiado sobre a minha pessoa na comunicação social nos últimos tempos, o que me leva oportunamente a esclarecer a opinião publica nacional e internacional a realidade dos factos, ainda bem, quando tudo é transformado no alarmismo nas redes sociais. Creio de que existe no nosso Pais algum inédito, onde simultaneamente fazem-se acusações, julgamentos, e condenações na praça publica.

2.Participei no  projecto que é liderado pela actual Direcção do Partido , porque era preciso dar a nossa contribuição com a do grupo, proporcionando iniciativas capazes de criar condições para o retorno a normalidade constitucional, e com isso defendendo os legítimos votos do povo guineense obtidos através das urnas a quando  da realização das eleições do ano 2008.

CONOSABA -Você foi alvo de perseguição Politica, interna e externa,  quer dizer fora do Partido?

TGB-No passado foram tantas as perseguições da Pide-DGS ao meu Pai André Gomes Barbosa (N`gune), no período da clandestinidade e no início da luta armada ,cujo os testemunhos ainda se encontram vivos. Durante o meu percurso politico nunca mencionei algum sobre o meu Pai, por razões que se prendem com a minha cultura e a forma como fui educado. Se ouviram falar dele, foi da parte dos nossos combatentes: os camaradas  José Lopes e  Dauda Bangura,da qual tenho a ligação familiar como tantos outros militantes no PAIGC e  que nunca foi alvo de comentários da minha parte.

Hoje, quero aproveitar a ocasião para informar ao publico em geral, de que estou a ser interrogado como tantas vezes  foram com os meus irmãos a quando dos seus regressos da Gambia em 1965.

Não! Basta as inverdades, alguém esta a faltar a verdade ao Povo guineense.

O Amílcar dizia “Não devemos mentir ao nosso povo e aos nossos  militantes, e nunca usar a capa dos nossos interesses e anseios individuais a custa do suor do Povo da Guiné-Bissau” Eu sempre quis fazer do melhor no meu  Partido, para poder ajudar a nossa nação a seguir para uma independência económica, social e cultural. A minha afirmação como militante ,como consta no meu Curriculum Vitae ,demonstra claramente de que sempre fui leal ao povo e ao Partido. Quero com isso reafirmar ao Povo guineense, aquilo  foi a minha intervenção na antepenúltima reunião magna do Bureau Politico do Partido, sublinhando de que a nova cultura que esta a ser implementada no PAIGC  de Calunias, intrigas e difamações ,esta a  enraizar-se com uma dimensão  nunca  visto nos últimos 15 anos.

CONOSABA - O Sr. To Barbosa, tem alguma explicação, quanto a forma como  esta a ser tratado, será que existe alguém por de traz de tudo isto ?

Não tenho duvidas de que alguém procurou manchar o meu nome e da minha família para poder extrair benefícios, ”Nem tudo que brilha é ouro” Assiste-se a mediatização não da verdade , mas sim de pagar para desinformar a opinião publica nacional e internacional, como forma de incriminar alguém.

São tantas as interrogações e historias inventadas cozinhadas contra a minha pessoa, denegrindo a minha imagem e da minha família, e que espero de que se alguém duvidar vou só citar os nomes dos meus irmãos e irmã, pedindo desculpas as minhas primas(Teobaldo Gomes Barbosa-Dirigente e Combatente, Dr. Armindo Gomes Barbosa-Doutorado em Ciencias Quimicas, Dr.Marceano Gomes Barbosa-Diplomata, Drª. Lucinda Gomes Barbosa Haukharie-Procuradora Geral Adjunto e ex-Directora da Policia Judiciaria).

Não! Não sou daqueles militantes que vão contra os pensamentos políticos  e as directrizes delineadas por Amílcar Cabral.

Aqui ficam as interrogações:
Onde está a nossa liberdade de pensamento e a democracia interna no  Partido ?
Porque queremos a todo o custo continuar a dividir o PAIGC, para melhor podermos servir os nossos interesses, ignorando os superiores interesses  da Nação?

Porque razão, estão divididos os nossos Combatentes da liberdade da Pátria, enquanto símbolo da unidade Nacional  e património histórico do povo guineense?
Eu sou aquilo que sou, porque me fui educado numa cultura  baseada nos princípios e respeito pela dignidade humana.

Para findar, quero que fique claro” Podem continuar a reinventar intrigas, calunias e  difamações, patrocinar milhares de informações para a Internet, Podem falsificar tantas acusações contra a minha pessoa, ” Povu ka burro, udjo odja - boca cala” Eu sou filho de Deus(Allha) ,o juiz da minha causa e detentor do poder.

Si bu sta na sukuru, si alguim kodjau, ma abo bu ta odja bu kabessa

CONOSABA-Tem a sua opinião ou alguma informação  que quer  fazer chegar ao publico, assim como as acusações que pairam sobre seus ombros ?

Obrigado ao povo da Guiné-Bissau e aos militantes do meu grande Partido, reafirmo que continuarei a ser leal ao PAIGC.

Até então, nunca me fui acusado, e o nosso mal na Guiné-Bissau é de que a Justiça é tao lenta e as vezes viciada. Não  é difícil encontrar aqueles que são verdadeiros corruptos, os que tem tecla para a tal cultura. Nos estamos cintes dos danos que foram causados contra a pessoa de To Barbosa, aproveito o espaço para convidar aos guineenses, de que se alguém tiver alguma informação sobre a apropriação ilícita dos fundos e a existência de  propriedades ou seja patrimónios fora do normal, para que denuncie,sem reservas.

Nsta fartu di odja ka sabi ku medu na rostus di guineenses
Nsta fatru di kuma faladus djintons, misti sinanu manera di bisti kamissa arabês
Nsta fartu di totolidus sedu no N`hamano
Nsta fartu di no na rastadu pa mandjuandadi moda abenekua
Nsta fartu di djubi malbensidus ku simentera di mortus na barkafon
Nsta fartu di djubi dintis di fidalgus na sei sangui
Nsta fartu di fala bos bom dia na rostus kun ka sibi i di bakins
Nsta Fartu!Nsta Fartu!Nsta Fartu!......

Obs: Enquanto Secretario de Estado do Ambiente, Vice-Presidente da África Ocidental  no Conselho da Administração do Fundo Mundial do Ambiente(GEF)em Washington-USA,  Ponto focal Operacional do Fundo Mundial do Ambiente para a Guiné-Bissau , mobilizei milhões de dólares para a Guiné-Bissau, assim como promovi a visita da Presidente do Fundo Mundial de Ambiente (GEF) –Drª.Monique Barbut, a maior instituição financeira das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável ,enquanto Secretario de estado das Pescas, os 11.700.000 Euro que deram a entrada nos cofres do Tesouro Publico, foi graças a minha capacidade de negociação, coadjuvado  pelo  grupo que eu liderava.

Após a minha intervenção conseguimos convencer a equipa negocial da UE,e fazer com que o Pais  beneficie de  2.500.000 Euro, dos 2.900.000 Euro anulados da quarta tranche do Fundo do Apoio Sectorial.

E com o Golpe que assolou o Pais, deixei  ficar nos cofres do Tesouro Publico um bilhão e novecentos milhões de FCFA, não contando com os outros fundos das pescas, que para a sua execução precisa de ter um plano de actividades a executar e a anuência total do Director Geral do Tesouro.

A Comissão extraordinária da negociação com a China, que liderava conseguiu sanear os problemas de desentendimento entre o estado da Guiné-Bissau e a China, com o propósito de aumento de(5) navios de Pescas para o mercado nacional (Guineense ka pudi sedu  riku na Mar i pobri na terra), e uma unidade de transformação que deveria empregar os 2000 mil funcionários.

Nunca existiu em algum momento Peixe mal parado, enquanto tutelava secretaria de estado das pescas. Como esta a ser  veiculada nos órgãos de comunicação social ao meu respeito…e todos os documentos relativamente ao assunto das descargas estão nas instituições:  da  APGB, Alfandega, Direcção Geral da Pesca Industrial, CIPA, Projecto de Bandim, Gabinete do Despachante, SEP sobre as descargas de (23-24 de Fevereiro, e 29-30 de Março). para quem precisa precisa saber a verdade.

O Secretario de Estado não ocupa das descargas  dos pescados, e nem das vendas em direto, porque existe estrutura da SEP competente para o efeito que é a Direcção Geral da Pesca Industrial, e os fundos das vendas dos pescados são canalizados através das estruturas do Projeto de Bandim para o Tesouro Publico, e os relatórios da venda enviado a tutela da SEP.

Estou apto para enfrentar qualquer que seja desafios políticos e judiciais a que estou a ser imputado, para o bem da nação e espero que  outros o façam!

Fim

CV-To Barbosa

Tomas Barbosa filho de André Gomes Barbosa Guineense, Membro de Bureau Politico do PAIGC. - Especialista em Tecnologia Química de Tratamento de Petróleo, Gás e seu Derivados, pelo Instituto Politécnico de Lvov, Ucrânia/ex-URSS

1974 – Adesão ao PAIGC nas fileiras da Organização dos Pioneiros “Abel Djassi”

(Internato Fernando Cabral-Bafatá);

1978-1984 – Membro da Comissão Política da Juventude Soviética CONSOMOL – Ex-URSS/IVANOVO

2002– Delegado a Conferencia Regional do Partido no SAB para a escolha de candidatos ao IVº Congresso Extraordinário do PAIGC

-Convidado Especial ao IV Congresso Extraordinário do PAIGC

-Mandatário do Candidato à liderança do PAIGC, Camarada Carlos Gomes Júnior (CADOGO), no VIIº Congresso Extraordinário do Partido

-Eleito 1º Secretário do partido na Zona-4 do SAB

-Cofundador de CONQUATSA

-Coordenador do Programa Eleitoral do PAIGC para o Sector de Recursos Naturais, Energia e Ambiente

-Delegado ao VIIº Congresso do PAIGC (Mores)

2005 – Mandatário do Candidato Raimundo Pereira, junto dos órgãos decisores do partido para o Cargo do Presidente da República Interino

-Representante do candidato do PAIGC as Presidenciais-Malam Bacai Sanha, junto da Comissão Regional de Eleição (CRE/SAB)2005

2008 – Delegado ao Congresso do PAIGC realizado em Gabú

 -Eleito como Membro do Bureau Politico e do Comité Central do PAIGC 

-Representante do candidato do PAIGC as Presidenciais-Malam Bacai Sanha, junto da Comissão Regional de Eleição (CRE/SAB)2009

2014 – Delegado ao VIIIº Congresso do PAIGC realizado em Cacheu

 -Mandatário do candidato, Camarada Domingos Simões Pereira ao cargo do Presidente do partido (PAIGC)

 -Reconduzido Membro de Bureau Politico e do Comité Central do PAIGC

-Nomeado Coordenador do Gabinete de Organização de Eventos e Animações Culturais “Durante a Campanha Eleitoral/Eleições Gerais de 2014”





Sem comentários:

Enviar um comentário