quarta-feira, 19 de março de 2014

SAÚDE: "ANTIGA ENFERMEIRA", ROSA MARIA MARTINS GOMES, FALOU UM POUCO SOBRE: O QUE É "REALMENTE" A INFERTILIDADE

A INFERTILIDADE

A Infertilidade é o resultado de falência orgânica, devido a disfunção da Gâmeta que é, a célula de órgãos de reprodução, ou seja os órgãos que fazem os Bebés.
Eu nasci e fui criada em África, onde acreditam que o filho pertence ao Pai e não a Mãe. Os Pais é que formam os filhos. As Mães são simples cestos onde os filhos crescem quando forem gerados, tal como o cesto onde os ovos das galinhas ficam até chocarem.
Quando o casal se separa, a Mãe é expulsa de casa só com as suas malas, as vezes só com a roupa do corpo porque: quando se casou, só tinha trazido a mala. Os filhos ficam para o Pai e os avós educarem.
Mas existe uma grande contradição neste facto. Por exemplo, quando o casal não tiver filho, após um certo tempo de casamento, acusam a Mulher de ter o ventre seco, por isso não consegue engravidar. Se o filho é fruto do sémen do Homem, como é considerado, porque será que a culpa é da Mulher por não ter conseguido dar o filho ao Marido? Este conceito está completamente errado. Falta de concepção no casamento, chama-se Infertilidade.
Se considera casal infértil, quando não consegue a gravidez desejada, ao fim de dois anos de vida sexual activa, sem ter usado o método contraceptivo, ou seja não usou nada para evitar a gravidez.

COMO SE FAZ A FECUNDAÇÃO?

A mulher tem o período infértil e o período fértil. Se estiver no período infértil, o espermatozóide não tem qualquer possibilidade de entrar no útero, porque, produz um muco cervical muito rico em fibras, que formam a barreira impedindo o sémen de penetrar.
No período fértil, o colo do útero fica mais aberto, o muco cervical mais fluido, e permite cerca de 1% de espermatozóides que passaram na ejaculação, dirigirem-se para as trompas ao encontro dos ovários e só um deles penetra no óvulo, dando a origem a fecundação.
A infertilidade pode dar-se tanto no Homem, como na Mulher. Tem aumentado nos Países industrializados, devido ao adiamento da concepção e a existência de múltiplos parceiros. È muitas vezes de origem masculino.
CAUSAS
As causas são várias. Por exemplo:
1 – OLIGOSPERMIA, é ausência ou pouco espermatozóides; TERATOSPERMIA, são espermatozóides anormais e sem qualidades ou seja sem vidas; Obstrução dos canais; anomalias congénitas; Ejaculação Retrógrada; CRIPTOQUIDIA, são testículos ectópicos, ou seja os testículos não ocupam a sua posição normal nos escrotos; Desiquilíbrios hormonais como a Testosterona e gonadotropina; e Varicocelo que é o inchaço nos órgãos genitais masculinos, provocado pela dilatação das varizes.

2 – IDADE: quanto maior for a idade, menor é a função testicular; menor é a produção do esperma; e maior é o risco de problema de ejaculação. Quando existir a dificuldade em ejaculação, não existirá o esperma para fornecer os espermatozóides que provocam a fecundação.

3 – PESO: O excesso de peso, causa o desiquilíbrio hormonal que afecta a produção de esperma. E quando tiver o ventre abaulado, por causa da gordura o pénis diminui, e provoca deficiência na ejaculação. E também a insatisfação sexual.
Quando tiver o baixo peso ou fraqueza física, causa diminuição e a fraca mobilidade de Espermatozóides. Ficam fracos para fazerem a corrida de quem chega primeiro

4 – Estilo de vida: sono insuficiente; ingestão de muitas bebidas alcoólicas; drogas e produtos químicos; são as várias causas da Infertilidade masculina.

INFERTILIDADE NA MULHER
1 – Causas funcionais:
Distúrbios hormonais impedem e dificultam o crescimento e a libertação do Óvulo, evitando a Ovulação.

- Ovários Policitícos, são ovários constituídos de muitas cavidades, impedindo a produção de óvulos.

2- Causas anatómicas:
Obstrução de trompas de Falópio: são dois tubos que saem dos ovários, e que conduzem os óvulos que se encontram com o esperma fecundando e seguindo para o útero onde se faz a nidação. O normal é fecundar um óvulo e um espermatozóide por cada vez. Mas quando as trompas estão entupidas, não acontece a concepção.

TRATAMENTOS

Existem vários tratamentos com a evolução da Ciência, tais como:
- Fertilização in vitro, inseminação intra-uterina, indução da ovulação.
O planeamento Familiar é muito fundamental, porque o técnico de saúde, apoia, faz orientação e auxilia o casal a alcançar o objectivo que é gerar os filhos.
Segundo os cientistas, as Mulheres têm 75% na concepção de um filho. Mas os dois têm direitos iguais na educação dos filhos.
Casais por favor caso têm problemas sobre a Fertilidade, dirijam-se para o vosso Centro de saúde ou para o vosso Médico de Família. Não culpem uns aos outros. Existe a solução.

Outra coisa: para evitarem as dificuldades, decidam ter os filhos em tempo certo. Nem tão jovem, nem tão fora de tempo. Na vida para tudo tem hora certa. Pensem nisso.



SAÚDE PARA TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário