quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Rússia: Kim Jong Un e Putin brindam a "reforço da cooperação"

O Presidente russo acolhe o homóogo norte-coreano, na base espacial de Vostochny, a 13 de Setembro de 2023. via REUTERS - SPUTNIK

O líder norte-coreano Kim Jong Un e Vladimir Putin reuniram-se esta quarta-feira 13 de Setembro na base espacial de Vostochny. O líder norte-coreano afirmou dar "prioridade à importância estratégica das relações" entre a Coreia do Norte e a Rússia, e saudou a "luta sagrada" contra o Ocidente. O armamento e cooperação militar estiveram no centro do encontro.

O líder norte-coreano Kim Jong Un escolheu a Rússia para a sua primeira visita ao estrangeiro desde a pandemia mundial de Covid. O chefe supremo da Coreia do Norte, reunido com Vladimir Putin, afirmou fazer da relação com a Rússia a sua "prioridade".

Reunidos na base espacial de Vostochny e em Vladivostok, localidades russas situadas perto das fronteiras com a China e a penísula coreana, os dois dirigentes visitaram fábricas de equipamento aeronáutico civil e militar e assistiram a uma demonstração da Frota Russa do Pacífico.

Sabe-se que foram discutidas relações comerciais e assuntos internacionais mas antes do encontro, o Kremlin afirmou que seriam discutidas "questões sensíveis" que não seriam partilhadas. Os ministro russos da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e da Indústria estavam presente na reunião e Washington avançou que o encontro poderia resultar num acordo de venda de armas norte-coreanas para apoiar a ofensiva russa na Ucrânia.

No fim da manhã, numa entrevista televisiva, Putin admitiu a possibilidade de cooperação militar com a Coreia do Norte, apesar das sanções internacionais contra Pyongyang devido aos seus programas nucleares e aos seus mísseis em desenvolvimento.

Kim elogiou "os heróicos povo e Exército russo", Putin afirmou estar "muito contente" por se reunir com o seu homólogo e disse brindar ao "reforço da amizade e das cooperações" entre os dois países.

No mesmo dia, os dois líderes ainda reunidos, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos que caíram no mar do Japão.

Por:RFI
Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário