sábado, 30 de setembro de 2023

PAIGC nunca gostou da economia do mercado ou bem se dizer a iniciativa privada. Eles adoram a economia centralizada. Como a antiga URSS ou seus ex-aliados do antigo pacto da Varsóvia onde maioria dos seus quadros estudaram.

 
Como DSP Geraldo Martins, Suleimane Seide etc...etc.. Por isso têm receio do FMI que julgam como um instrumento do Ocidente. Para oprimir os países em vias do desenvolvimento. Que não é verdade. Mesmo a Rússia ou China fazem parte desta organização. O Que o FMI defende é menos intervenção estatal quanto é possível. E a corrupção ZERO que com o PAIGC no poder torna impossível.

Voltando a economia do mercado, era a única saída do país perante ao isolamento internacional depois do fuzilamentos. Que o super ministro Manecas dos Santos teve a coragem de lançar a base negocial entre Portugal, Guiné Bissau e EUA. No chamado cooperação tripartidária..,

Para romper o isolamento e escassez de tudo que havia no mercado. Mas o atual Governo de PAIGC não apercebeu e a todo custo querem fazer voltar a economia centralizada. 

Como o exemplo o primeiro governo chefiado por DSP usurpou terrenos do Braima Câmara, que é maior investidor nacional. E agora se está a fazer o mesmo com os estrangeiros então ainda estamos no início, O pior está para vir.Com a rotura de stocks de géneros alimentícios como aconteceu em 1977 (fome de Luís Cabral) no tempos do partido único mas agora estamos no multipartidarismo há vários instrumentos legais de derrubar o governo se for necessário própria ANP. Viva a democracia. Basta de abusos de PAIGC.

Lassana Daaba

Sem comentários:

Enviar um comentário