quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Níger: Embaixador francês deixou esta manhã o país



Embaixada de França em Niamey. AFP - -
O embaixador francês no Níger deixou esta manhã a cidade de Niamey, depois de várias semanas de tensão. Desde Agosto, que os militares exigiam a saída do país de Sylvain Itté.

O diplomata Sylvain Itté saiu do Níger esta quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, e deve chegar à França nas próximas horas. No fim-de-semana, o presidente francês Emmanuel Macron, numa entrevista televisiva, tinha anunciado a partida iminente do embaixador, que juntamente com alguns elementos da sua equipa, que desde o golpe de estado de fim de Julho, viviam na embaixada francesa em Niamey.

A saída do diplomata francês do terreno era uma exigência dos militares no poder. Paris acabou por ceder no fim-de-semana, pondo um ponto final a um braço de ferro de semanas.

“O embaixador [Sylvain Itté] e seis colaboradores deixaram Niamey pelas 04h da manhã [hora local]”, avançou à AFP ao citar uma fonte diplomática. Fonte do ministério do interior nigerino confirmou a saída e acrescentou que o avião partiu em direcção ao Chade.

No domingo à noite, o presidente francês Emmanuel Macron tinha anunciado o regresso a Paris do embaixador “nas próximas horas”.

Na segunda-feira, os militares no poder desde 26 de Julho disseram esperar que “esta declaração fosse seguida de actos oficiais provenientes das autoridades francesas competentes”.

Desde Agosto, que os militares exigiam a saída do país de Sylvain Itté. Retiraram-lhe a imunidade e o visto diplomático, porém Paris recusou, até agora, chamar o embaixador.

Desde o golpe de estado que a França diz não reconhecer legitimidade aos militares no poder e que o interlocutor com Paris continua a ser o presidente deposto Mohamed Bazoum.

Sylvain Itté, nascido em 1959 em Bamaco, diplomata há 35 anos, ocupava o posto de embaixador no Níger há praticamente um ano.

Conosaba/rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário