quinta-feira, 4 de março de 2021

PR guineense diz que Egito vai reabrir embaixada na Guiné-Bissau após mais de 20 anos

No âmbito da visita de trabalho e de amizade ao Egipto, o Presidente Umaro Sissoco Embaló a convite do seu homólogo Presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, com o objetivo de reforçar as relações político-diplomáticas entre Bissau e Cairo e re-lançar as bases da cooperação em diversas áreas.
À saída do encontro entre os dois homólogos, foi anunciado de que o Egipto irá reabrir a sua Embaixada na Guiné-Bissau após mais de 20 anos.
Ainda no comunicado a Imprensa, depois da reunião à porta fechada no Palácio Presidencial em Cairo, o General do Exército Umaro Sissoco Embalo, faz um balanço positivo da visita e acolhe com satisfação a decisão do Presidente General Al-Sisi de reabrir a Embaixada do Egipto em Bissau e prometeu igualmente a abertura de uma Embaixada da Guiné-Bissau no Cairo para breve.
Os Chefes de Estado lançaram na presença dos seus ministros, as bases para a cooperação nos domínios da formação diplomática, formação militar, luta contra terrorismo, trocas comerciais, combate à imigração clandestina, incentivo ao investimento, entre outros.
Integram a delegação presidencial Guineense para a visita ao Egipto, a Ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação Internacional e Comunidades - Sra. Suzi Barbosa, Ministro das Finanças - Sr. João Aladje Mamadu Fádia e o Ministro da Defesa Nacional - Tenente General Sandji Fati.

O Egito vai reabrir a sua embaixada em Bissau após mais de 20 anos, disse hoje o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, citando garantias do seu homólogo daquele país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

Umaro Sissoco Embaló encontra-se no Cairo para "uma visita de trabalho e de amizade", de 48 horas, a convite de Khalil Al-Sisi, com quem se reuniu hoje, disse à Lusa fonte da presidência guineense.

A visita tem como finalidade reforçar as relações político-diplomáticas e relançar a cooperação em diferentes áreas, entre os dois países, notou a mesma fonte.

Numa conferência de imprensa, após uma reunião à porta fechada com o seu homólogo egípcio, Sissoco Embaló disse ter ficado satisfeito com o anúncio de reabertura da embaixada daquele país árabe em Bissau e que tinha prometido fazer o mesmo no Cairo.

Os dois chefes de Estado apontaram para a possibilidade de a Guiné-Bissau e o Egito cooperarem nos domínios da formação militar, diplomacia, luta contra o terrorismo, trocas comerciais, combate à imigração clandestina, incentivo ao investimento, entre outras áreas.

Integram a delegação presidencial guineense, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, e os ministros das Finanças, João Fádia, e da Defesa, Sandji Fati.

Umaro Sissoco Embaló e a comitiva seguem do Cairo para a Arábia Saudita, no sábado, para uma outra visita.

Conosaba/Lusa







Sem comentários:

Enviar um comentário