A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONEGUIB) distinguiu, no passado dia 18 do corrente mês, o deputado Houssaein Kamel Farhat, com o prémio “Degol Mendes”, pela ação social em benefício dos estudantes.
Na ocasião, Bacar Darame, presidente da CANAEGUIB, disse que a sua organização decidiu homenagear o deputado do PAIGC, por este ter dado grande atenção à juventude, através de ação social a favor dessa camada.
A propósito, lembrou que recentemente ergueu uma estátua em homenagem ao professor combatente Areolino Lopes da Cruz, reabilitou a estrada que liga as quatro principais escolas públicas de Bissau com a iluminação, além de construção de um jardim com respetivas bancadas.
Igualmente, o presidente da CONAEGUIB recordou também que esse empresário tinha, no passado recente, reconstruído um dos campos de futebol salão denominado “campo rádio”.
“Toda a obra que o deputado fez, fê-lo em benefício dos jovens, principalmente os estudantes. Por isso, merece a nosso reconhecimento”, sublinhou Bacar Darame.
Garantiu, em nome dos estudantes, a boa gestão e conservação do espaço e exortou as escolas e o Governo, em particular, para colaborar nesse sentido.
Quanto ao prémio “Degol Mendes”, o presidente do CONAEGUIB revelou que a organização instituiu-o com o objetivo de atribui-lo às entidades públicas e privadas, indivíduas ou coletivas que contribuem para o progresso da educação no país.
Segundo, Bacar Darame, o nome atribuído ao prémio foi o legado conseguido por Degol Mendes, primeiro presidente da CONAEGUIB, na luta pela afirmação do ensino de qualidade.
Em relação à situação do ensino público, pediu ponderação das partes e olhar para o futuro do país que “depende muito dos jovens e da boa qualidade do ensino”.
Por sua vez, Houssaein Kamel Farhat, agradeceu o gesto da organização, o gesto dos estudantes, lembrando que o largo onde ergueu a estátua, testemunha a sua infância, assim como ele assistiu momentos lamentáveis de agressão e de fraca estima dos estudantes, por causa da má condição daquela estrada.
Educação e saúde
“A educação e saúde são setores fundamentais para a existência de qualquer que seja país”, frisou, lamentando o estado de degradação e de desprezo em que se encontra os dois setores sociais. A propósito, disse esperar que as partes em desavença no setor da educação (Governo e sindicatos) venham a entender-se em prol do futuro dos jovens.
Por outro lado, apelou ao Ministério da Educação, no sentido de assumir a sua responsabilidade no processo de ensino aprendizagem e na conservação das infraestruturas que beneficiam os jovens estudantes.
Lamentou a falta de consideração pelos espaços que tem estado a recuperar, nomeadamente o largo do professor Areolino Lopes da Cruz, a estrada e passeio que liga as quatro escolas públicas, a iluminação e o jardim e pousadas.
De igual modo, lastimou a má conservação do polivalente “campo rádio” que recentemente reconstruiu, tendo a sua margem transformada um espaço de vazar lixo.
Outra situação que mereceu a chamada de atenção do deputado foi a violação da placa de sinalização fixada no largo professor Areolino Lopes da Cruz, por parte dos condutores que, segundo Houssaein Farhat, passam com velocidade excessiva.
Texto e foto: Nelinho N´Tanhá
Conosaba/nô pintcha
Sem comentários:
Enviar um comentário