terça-feira, 30 de março de 2021

Senegal vai ajudar a formar técnicos guineenses no domínio das pescas – ministro

O ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Malam Sambú, anunciou hoje ter chegado a acordo com o Senegal para a formação de quadros no domínio das pescas, como contrapartida da atividade de pesca artesanal nas águas guineenses.

Malam Sambú esteve na semana passada em Dacar onde manteve reuniões de trabalho com o seu homólogo senegalês, Omar Gueye, para analisar a implementação do acordo geral de pesca rubricado entre os dois países.

O acordo, em vigor desde 1978, renovável a cada ano, venceu desde janeiro passado, mas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, não foi possível a sua prorrogação.

Os dois governos acordaram pela sua prorrogação tácita para vigorar até junho próximo, notou Malam Sambú, mas entendeu ser necessário conversar com o seu homólogo senegalês "sobre algumas zonas sombra do acordo".

"O acordo prevê que a Guiné-Bissau concede licenças de pesca artesanal ao Senegal em condições vantajosas, em contrapartida o Senegal disponibiliza centros de formação para os nossos quadros, mas não está claro sobre quem é que paga essa formação", declarou Sambú.

Nas conversações com Omar Gueye ficou acordado que o Senegal vai arranjar formas de custear a formação de quadros guineenses, no domínio das pescas, adiantou Malam Sambú, considerando ter sido alcançado "um bom entendimento".

O ministro guineense das Pescas admitiu ainda que o Senegal "sobrevive das pescas" e que atualmente existem 250 canoas daquele país em atividade de pesca artesanal nas águas da Guiné-Bissau.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário