O modelo e empresário guineense, Armando Cabral, afirmou que a sua nova coleção de “Pano de Pente” marca uma nova direção do seu trabalho no mundo da moda, porque pretende apostar nas técnicas artesanais africanas como alicerces da marca.
“Esta coleção, na verdade, marca uma nova direção para a minha marca. Pretendemos, doravante, apostar cada vez mais nas técnicas artesanais africanas como alicerce da marca. Portanto, o “Pano de Pente” vai estar presente em muitos eventos que teremos pela frente”, explicou Armando Cabral.
Cabral falava numa entrevista concedida esta quarta-feira, 24 de março de 2021, à Rádio Jovem e ao Jornal O Democrata, com o objetivo de falar da sua nova coleção de sapatos baseados no “Pano de Pente”, uma das expressões da identidade cultural do povo guineense.
“Parti da ideia que o “Pano de Pente” seria como elemento principal da coleção, porque o pano tem um valor sociocultural para nós os guineenses, desde a nascença, ao batismo, ao casamento, à morte e até podemos dizer que é um símbolo guineense”, disse.
Segundo as explicações do modelo e empresário guineense, a coleção de sapatos foi lançada recentemente nos Estados Unidos da América (EUA), em exclusivo, com um dos maiores departamentos de vendas daquele país e a segunda fase do lançamento será no próximo mês de abril, através do site da vendas online.
“Foi possível ter acesso aos panos a partir de Bissau, graças a alguns familiares que ajudaram com contatos, mas não foi fácil. Porque a minha ideia inicial não era dar só a conhecer a nossa tradição ou a nossa cultura, através de pano, mas também ajudar a criatividade e arranjar uma forma de contribuir naquilo que é nosso”.
Embora tenha conseguido lançar em Nova Iorque a sua nova marca que teve grandes reações no mundo da moda, o modelo lamentou a burla que sofreu de pessoas que foram pagas para adquirir os Panos na Guiné-Bissau, que acabaram por fugir com o dinheiro.
O modelo internacional disse que terá a oportunidade e pensa visitar a Guiné-Bissau para criar uma equipa de produção regular de Pano de Pente a partir de Bissau para a marca “Armando Cabral”.
Questionado sobre o valor simbólico que terá o “Pano de Pente” na indústria da moda internacional, Cabral respondeu que vai permitir às pessoas nos outros países conhecerem a cultura e a diversidade étnica existente na Guiné-Bissau.
Em relação ao mundo da moda em tempos de covid-19, o modelo e empresário radicado há vários anos nos EUA admite que não está a ser fácil, porque em 2020 as empresas deixaram de funcionar em determinados períodos, mas agora as pessoas estão otimistas com o aparecimento das vacinas contra a Covid19.
Nascido na Guiné-Bissau em 1982, começou a trabalhar como modelo em 2001, na Inglaterra, onde estava a estudar gestão de empresas. Em agosto de 2015, Cabral surge como um dos 31 melhores modelos masculinos do mundo, na capa da revista de moda masculina, “Details”.
A sua carreira profissional soma sucessos consecutivos com desfiles para J.Crew, Louis Vuitton, Todd Snyder, Maison Martin Margiela, Michael Kors, Lacoste, Issey Miyake, John Galliano e Kenzo.
Além de manequim, Armando Cabral é também designer e tem a sua marca de sapatos com o seu próprio nome, que foi lançada em 2008. Agora acaba de lançar a nova coleção do resgate dos saberes, conhecimento dos valores e promoção de novos estilos. Armando é irmão do também modelo internacional, Fernando Cabral.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário