terça-feira, 2 de março de 2021

Pescas/Obras de construção de Porto de Pesca decorrem à “meio gás” devido a pandemia da covid-19

Bissau,02 Mar 21(ANG) – O director geral da Administração dos Portos de Pesca afirmou que as obras de construção da referida infraestrutura estão a decorrer à “meio gás”, há cerca de um ano, devido a pandemia de covid-19 que assola o mundo.

Anselmo Mendes, em entrevista concedida hoje à ANG, sobre o balanço das actividades levadas a cabo durante o ano passado, disse que devido a pandemia, as obras estão a decorrer num ritmo muito lento, podendo comprometer o prazo estipulado para a sua conclusão.



“O que nos deixa contudo esperançado é que as obras de construção do Porto de Pesca já foram retomadas, não obstante estarem a decorrer de forma parcial”, disse.

Anselmo Mendes referiu que actualmente estão em fase de acabamento dos trabalhos de construção do troço principal que dá acesso ao Porto, de construção do depósito de água, bem como da retoma dos trabalhos de reabilitação da margem de protecção do cais numa distancia de 269 metros.

Aquele responsável disse que estão em andamento a construção da unidade de processamento e conservação de pescados e de um armazém de venda de materiais de pesca.

Admite que até ao próximo ano as obras de construção das referidas infraestruturas serão concluídas.

As obras de construção do Porto de Pesca de Alto Bandim iniciaram em Novembro de 2018, ao cargo de uma empresa chinesa, e são orçadas em 26,5 milhões de dólares.

O director geral da Administração dos Portos de Pescas afirmou que , por sua iniciativa, estão a proceder a construção da segunda casa de arcas para a conservação do pescado, de forma a melhor responder as necessidades existentes actualmente.

Aquele responsável sustentou que o acabamento desta casa de arcas do Porto de Pesca, vai aliviar as dificuldades de centenas de mulheres vendedeiras de pescado que necessitam de ter um espaço onde podem conservar os peixes, frisando que, as infraestruturas que existem actualmente já não conseguem satisfazer as necessidades.

No que toca com a luta contra a pandemia da covid-19, Anselmo Mendes, disse que a Administração dos Portos desencadeou campanhas de sensibilização sobre a necessidade de todos lutarem contra a pandemia, e que nesse quadro confecionaram recipientes para lixos, e fizeram a aquisição de um camião para a remoção de lixos.

Mendes sublinhou que, a Administração dos Portos já tinha decretado a lei do uso obrigatório de máscaras para todos os utentes, muito antes do Presidente da República decretar o estado de emergência, em Março do ano passado.

“Tomamos essa decisão porque desde cedo entendemos que, se não cuidemos do Porto de Pesca, local onde aglomera utentes de todos os bairros de Bissau, será maior a contaminação por convid-19”, disse.

Em termos de perspectivas, o Director-geral da Administração dos Portos de Pesca afirmou que têm em carteira a formação do pessoal sobretudo em matéria de segurança marítima e portuária.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário